17/08/21

Ambiente e Ecologia - Cerca de 73% da população acredita que o clima da Terra se está a aproximar “abruptamente” de pontos sem retorno, devido à atividade humana, de acordo com uma pesquisa de opinião global divulgada esta terça-feira e citada pela ‘France24’.


«Alterações climáticas: Três em cada quatro pessoas acreditam que o planeta se aproxima “abruptamente” de pontos sem retorno, aponta estudo

Cerca de 73% da população acredita que o clima da Terra se está a aproximar “abruptamente” de pontos sem retorno, devido à atividade humana, de acordo com uma pesquisa de opinião global divulgada esta terça-feira e citada pela ‘France24’.

O estudo, realizado pela Global Commons Alliance e pela consultora Ipsos MORI, mostrou que mais da metade (58%) dos inquiridos nas nações do G20 se sentem muito ou extremamente preocupados com o estado do planeta.

Adicionalmente, quatro em cada cinco inquiridos disseram querer  fazer mais para proteger o planeta. “As pessoas sabem que estamos a correr riscos colossais, querem fazer mais e que os seus governos façam mais”, disse Owen Gaffney, o principal autor de um relatório baseado nas conclusões da pesquisa.

O estudo agora divulgado, mostrou ainda que as pessoas das nações em desenvolvimento estavam mais dispostas a proteger a natureza e o clima do que as que vivem nos países ricos.

Cerca de 95% dos inquiridos na Indonésia e 94% na África do Sul disseram que fariam mais pelo planeta, em comparação com apenas 70% e 74% na Alemanha e nos Estados Unidos, respetivamente.

E embora 59% dos participantes tenham dito que acreditavam na necessidade de uma transição rápida para longe dos combustíveis fósseis, apenas 8% reconheceram a necessidade de mudanças económicas em grande escala nesta década.

Gaffney disse que a pesquisa mostrou que “as pessoas realmente querem fazer algo para proteger a natureza, mas dizem que não têm informações e enfrentam restrições financeiras para o conseguir fazer”.

“A grande maioria das pessoas nos países mais ricos do mundo está preocupada com o estado do planeta e quer protegê-lo”, disse a ambientalista do Quénia, Elizabeth Wathuti. “Querem tornar-se administradores planetários. Isso deve ser um alerta para os líderes em todos os locais”, acrescentou.

Os cientistas mostram-se cada vez mais preocupados com a possibilidade de alguns ciclos da natureza – como o derretimento irreversível de glaciares – estarem perto de ser acionados, já que as elevadas emissões de carbono na atmosfera não mostram sinais de desaceleração, apesar de o mundo enfrentar uma pandemia.

Estudos anteriores já têm vindo a alertar para o facto de que a Terra está a caminho de ser 1,5 graus Celsius mais quente do que os tempos pré-industriais, devendo atingir esse marco em 2030, uma década antes do que se previa há apenas três anos.

Segundo essas pesquisas, fatores de “baixa probabilidade e alto impacto”, como a degradação da Amazónia, que passou de uma fonte de absorção de carbono para um produtor, “não podem ser descartados”.» in https://multinews.sapo.pt/ambiente/alteracoes-climaticas-tres-em-cada-quatro-pessoas-acreditam-que-o-planeta-se-aproxima-abruptamente-de-pontos-sem-retorno-aponta-estudo/

(‘Ameaça existencial direta’ da mudança climática se aproxima de ponto sem retorno)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover