27/08/21

Ambiente e Ecologia - A exposição à poluição do ar está associada a um aumento da gravidade das doenças mentais, de acordo com um novo estudo de investigadores britânicos, citado pelo ‘The Guardian’.


«Estudo encontra ligação entre poluição do ar e surgimento de doenças mentais mais graves

A exposição à poluição do ar está associada a um aumento da gravidade das doenças mentais, de acordo com um novo estudo de investigadores britânicos, citado pelo ‘The Guardian’.

A pesquisa, que contou com a participação de 13 mil britânicos, descobriu que um aumento relativamente baixo na exposição ao dióxido de nitrogénio (NO2), causou uma subida no risco de um paciente necessitar de tratamento ambulatório e no risco de ser hospitalizado.

Os investigadores disseram que as descobertas provavelmente se aplicam à maioria das cidades em países desenvolvidos, sublinhando que a redução da poluição do ar poderia beneficiar milhões de pessoas.

O novo estudo, publicado no British Journal of Psychiatry, analisou pacientes no sul de Londres desde o seu primeiro contato com serviços de saúde mental e usou estimativas de alta resolução da poluição do ar, nas suas casas.

Os níveis médios trimestrais de NO2 na área de estudo variaram entre 18 e 96 microgramas por metro cúbico (µg / m³). Os investigadores descobriram que as pessoas expostas a níveis mais elevados de poluição tinham um risco 18% maior de serem internadas no hospital e 32% maior de necessitar de tratamento ambulatório após um ano.

A ligação foi mais forte para o NO2, que é amplamente emitido por veículos a diesel, mas também foi significativo para a poluição de pequenas partículas, produzidas pela queima de todos os combustíveis fósseis. Aqui, uma maior exposição aumentou o risco de hospitalização em 11% e o risco de tratamento ambulatório em 7%.

Os cientistas avaliaram os dados do paciente novamente sete anos após o primeiro tratamento e descobriram que a ligação com a poluição do ar ainda existia.

O estudo não foi desenhado para provar uma ligação causal entre a poluição do ar e a gravidade da doença mental – que requer um difícil trabalho experimental.

Mas a ligação é “biologicamente plausível”, disseram os investigadores, já que os poluentes do ar são conhecidos por ter propriedades inflamatórias potentes, podendo ser um fator importante nos transtornos psicóticos e do humor.

“A poluição do ar pode ser solucionada”, disse Joanne Newbury, da Universidade de Bristol, que liderou o estudo. “Sabemos que existem intervenções que podem ser adotadas, como o alargamento de zonas de baixa emissão”, acrescentou.

Os níveis de poluição do ar caíram nos últimos anos, mas não há um nível seguro, disse Ioannis Bakolis, do King’s College London, que também fez parte da equipa de pesquisa. “Mesmo com baixos níveis de poluição do ar, é possível observar consequências muito importantes”, sublinhou.» in https://multinews.sapo.pt/ambiente/estudo-encontra-ligacao-entre-poluicao-do-ar-e-surgimento-de-doencas-mentais-mais-graves/

(Como a poluição afeta a saúde física e mental? - Correspondente Médico)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover