19/04/19

História de Portugal - Astrolábio de expedição de Vasco da Gama entra para livro Guinness World Record como sendo o mais antigo do mundo.



«ASTROLÁBIO PORTUGUÊS, USADO NA EXPEDIÇÃO DE VASCO DA GAMA, É O MAIS ANTIGO DO MUNDO

Astrolábio de expedição de Vasco da Gama entra para livro Guinness World Record como sendo o mais antigo do mundo.

O instrumento de navegação foi descoberto há cinco anos ao largo de Omã, no local onde, supostamente, duas naus terão naufragado, em 1503. No entanto, só agora ficou provado que o astrolábio foi  fabricado entre 1496 e 1501. O instrumento de navegação foi utilizado pela armada portuguesa na segunda expedição de Vasco da Gama à Índia.

Aportadas perto da pequena ilha de Al Hallaniyah, a poucos quilómetros do litoral de Omã, na Península Arábica, as naus Esmeralda e São Pedro afundaram em 1503 após uma forte tempestade. O astrolábio, de 175 mm de diâmetro com 344 gramas, foi um dos artefactos mais importantes recuperados a partir dos destroços do Esmeralda.

Os astrolábios foram usados ​​pela primeira vez no mar numa viagem portuguesa pela costa oeste da África em 1481. Depois disso, foram utilizados para navegação durante as mais importantes explorações do final do século XV, incluindo aquelas lideradas por Bartolomeu Dias, Cristóvão Colombo e Vasco da Gama. São considerados os mais raros e mais apreciados artefactos que podem ser encontrados em antigos naufrágios.» in https://viagens.sapo.pt/viajar/noticias-viajar/artigos/astrolabio-portugues-usado-na-expedicao-de-vasco-da-gama-e-o-mais-antigo-do-mundo


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover