25/04/19

F.C. do Porto Atletas Internacionais - No dia em que, em Portugal, se celebrava o 17.º aniversário da Revolução de abril, nascia em Brasília o menino Vanailson Luciano de Souza Alves.



«VANÁ: OS 28 ANOS DO GUARDIÃO QUE CRESCE NA SOMBRA
25 DE ABRIL DE 2019 08:30

Guarda-redes brasileiro celebra o seu aniversário.

No dia em que, em Portugal, se celebrava o 17.º aniversário da Revolução de abril, nascia em Brasília o menino Vanailson Luciano de Souza Alves. Rapidamente ganharia a alcunha de Vaná, nome que adotou no futebol e com o qual construiu carreira.

Destacou-se na baliza dos escalões de formação do Coritiba, onde começou a jogar futebol. Mesmo tendo vivido uma temporada de empréstimo ao Canoas, em 2012, voltou à casa mãe e agarrou o lugar entre os postes, 2015. Apesar da boa série, foi novamente emprestado na época seguinte, no caso ao ABC de Natal, até se desvincular definitivamente do seu clube de sempre.

O destino foi Portugal. O Feirense acolheu-o no início da temporada 2016/17. Começou como suplente, mas as exibições na Taça de Portugal e Taça da Liga catapultaram-no para o onze. Inverteram-se os papéis. Passou a ser o guarda-redes para o campeonato e um dos obreiros da época histórica do clube de Santa Maria da Feira que nunca antes tinha conseguido a manutenção na Liga.

As boas exibições levaram o FC Porto a avançar para a sua contratação. A única do clube no mercado de verão em 2017. Numa altura em que havia Iker Casillas, José Sá  e, depois, Fabiano, fez apenas um jogo, em Guimarães, na última jornada da Liga, juntando-se ao grupo dos campeões nacionais.

Com a saída do português, assumiu-se como principal alternativa a Casillas na baliza e dono do lugar na Taça da Liga, onde fez todos os jogos, incluindo a final. Vai crescendo na sombra, afirmando-se como opção importante e sólida, capaz de responder presente a todos os momentos, como atesta a exibição frente ao Benfica, nas meias-finais da Taça da Liga.

Aos 28 anos, Vaná faz da aposta no trabalho diário a ponte para aproveitar as oportunidades que vão aparecendo num posto tão específico e com concorrência tão feroz.

Muitos parabéns.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20190425-pt-vana-os-28-anos-do-guardiao-que-cresce-na-sombra

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover