20/04/19

Amarante Literatura - Na noite de 23 de abril, às 23:40, a RTP2 estreia “As Sibilas do Passo”, um trabalho que evoca a infância da escritora numa viagem até Amarante, o local que a viu nascer, anunciou hoje a estação pública de televisão.



«Ciclo dedicado a Agustina Bessa-Luís com estreia de dois documentários na RTP2

Na noite de 23 de abril, às 23:40, a RTP2 estreia “As Sibilas do Passo”, um trabalho que evoca a infância da escritora numa viagem até Amarante, o local que a viu nascer, anunciou hoje a estação pública de televisão.

A RTP2 vai dedicar um ciclo de programação à escritora Agustina Bessa-Luís, na próxima terça-feira, com a estreia de dois documentários sobre a vida e obra da autora, realizados por Adriano Nazareth Jr. e com argumento de Mónica Baldaque.

Na noite de 23 de abril, às 23:40, a RTP2 estreia “As Sibilas do Passo”, um trabalho que evoca a infância da escritora numa viagem até Amarante, o local que a viu nascer, anunciou hoje a estação pública de televisão.

Este documentário percorre a Casa do Passo, por onde passou também a sua tia Amélia, a Sibila, “que a lançou no poço sem fundo das letras”, até se tornar um nome maior da literatura nacional.

A seguir a este documentário, a RTP exibe um outro, também em estreia, com início às 00:15, intitulado “Fanny e a Melancolia”, um trabalho que remete para o Porto e para o Douro do século XIX.

Fanny Owen, uma figurinha frágil e transformada em personagem, é amparada pela “ligação sinistra” de Camilo Castelo Branco e José Augusto Pinto de Magalhães, num romance de Agustina que tem como título o próprio nome da personagem.

Em 1981, este enredo chegou às salas de cinema através do filme “Francisca”, de Manoel de Oliveira.

No documentário que a RTP agora exibe, o realizador e a escritora contam a história, cada um com a sua visão.» in https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/ciclo-dedicado-a-agustina-bessa-luis-com-estreia-de-dois-documentarios-na-rtp2-435766


Agustina Bessa-Luís - "Garras dos Sentidos"


Misia - "Garras dos Sentidos" - (Clip)



"Mísia : Garras dos sentidos
Música: popular
Letra: Augustina Bessa-Luís
In: "Garra dos Sentidos", 98
(Fado Menor)
Victor Almeida

Não quero cantar amores,
Amores são passos perdidos.
São frios raios solares,
Verdes garras dos sentidos.

São cavalos corredores
Com asas de ferro e chumbo,
Caídos nas águas fundas.
Não quero cantar amores.

paraísos proibidos,
contentamentos injustos,
Feliz adversidade,
Amores são passos perdidos.

São demência dos olhares,
Alegre festa de pranto,
São furor obediente,
São frios raios solares.

Da má sorte defendidos
Os homens de bom juízo
Têm nas mãos prodigiosas
Verdes garras dos sentidos.

Não quero cantar amores
Nem falar dos seus motivos."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover