25/07/18

F.C. do Porto Arte - O símbolo desconstruído e envolvido no dragão, bem como os valores do FC Porto e da cidade estão agora refletidos no Estádio do Dragão pela arte de Hazul Luzah.



«ARTE DE HAZUL LUZAH CHEGA AO ESTÁDIO DO DRAGÃO

Depois do equipamento do 125.º aniversário, artista pintou mural que evoca os valores do clube e da cidade.

O símbolo desconstruído e envolvido no dragão, bem como os valores do FC Porto e da cidade estão agora refletidos no Estádio do Dragão pela arte de Hazul Luzah. O artista criou um mural onde reuniu todos estes elementos e que celebra, também, os 125 anos do clube. 

Este foi o segundo passo da parceria entre o FC Porto, a New Balance e Hazul, que já tinha desenhado o padrão do equipamento alusivo ao 125.º aniversário. Aliás, o artista explica mesmo que “uma coisa acaba por entroncar na outra”. 

O mural localiza-se junto à bilheteira nascente do Estádio, trazendo um aspeto diferente ao local e acrescentando valor artístico, uma preocupação recorrente do FC Porto e que Hazul também sublinha: “Fiquei muito contente por este convite, porque é o meu clube e porque é uma obra que vai, espero eu, acrescentar valor a esta zona do estádio. Além disso, vai também conviver com outras obras de outros artistas que admiro bastante e a quem o FC Porto tem dado atenção.”

De facto, o FC Porto tem vindo, ao longo dos tempos, a dar espaço à arte, como frisa Hélder Gomes, responsável de Branding do clube: “Temos recorrido, preferencialmente, a artistas da cidade e portistas para o desenvolvimento de projetos do clube. São exemplos disso a decoração do autocarro do clube através do designer Bruno Sousa, a pintura do teto da entrada do Museu FC Porto pelo Mr. Dheo e, agora, também este mural do Hazul.”

A escolha do local também não foi ao acaso. “Era importante ser no exterior do estádio para que todas as pessoas possam ver o mural sem ter de entrar. É uma espécie de democratização da arte e de contemplação geral”, explica Hélder Gomes, sublinhando ainda que a localização numa zona movimentada, junto à estação de Metro do Estádio do Dragão e ao lado da principal bilheteira, também pesou na escolha.

Quando ao desenho em si, Hazul explica que tentou retratar nele a simbologia do clube e da cidade, até porque o brasão do Porto está incluído no emblema do clube. Por isso, criou a obra partindo desse pressuposto. “Estudei cada elemento que faz parte do símbolo e coloquei-os numa dinâmica diferente. Como se o estivesse a desconstruir. É um certo tipo de dança entre os vários elementos. Tendo, claro, em destaque o dragão que é o símbolo máximo”, sublinhou. 

O objetivo é que o mural possa transparecer os valores do clube e da cidade para quem o esteja a contemplar. O tom dominante, claro, não poderia deixar de ser o azul e nele fica corporizado o que já se via na frente da camisola alusiva aos 125 anos. O desenho incluiu o símbolo original do FC Porto, sete círculos que representam os títulos internacionais conquistados e, claro, o dragão. 

“Além de ser um clube desportivo, o FC Porto representa muito mais. É um símbolo da região no país e lá fora. É um clube que representa os valores associados à minha cidade e este convite também foi importante por isso”, termina Hazul.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Arte-de-Hazul-Luzah-chega-ao-Estadio-do-Dragao.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover