04/10/17

Política Económica - No ano passado, as exportações de bens somaram mais de 50 mil milhões de euros, mas o défice da balança comercial de bens aumentou face ao ano anterior, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta quarta-feira.



«Exportações de bens somaram mais de 50 mil milhões de euros em 2016
Mariana Bandeira

O défice da balança comercial de bens aumentou 510 milhões de euros face ao ano anterior, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística divulgados esta quarta-feira.

No ano passado, as exportações de bens somaram mais de 50 mil milhões de euros, mas o défice da balança comercial de bens aumentou face ao ano anterior, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta quarta-feira.

As mais recentes Estatísticas do Comércio Internacional de 2016, que contêm os resultados provisórios das estatísticas do comércio internacional de bens relativas ao ano passado, dão conta de que, em 2016, houve um aumento nominal de 0,8% nas exportações de bens, face ao ano anterior.

O organismo de estatística assinala que, no ano passado, mais de metade ( 69,9%) das empresas exportaram apenas para um mercado, o que fez com que houvesse concentração de 7,2% do valor exportado. “As empresas com pelo menos 50% das suas exportações concentradas em apenas um mercado representaram 94,1% do total de empresas e cerca de metade do valor exportado”, explica também o INE.

Quanto ao valor das importações de bens, também 1,5%, o que perfez um total de 61.243 milhões de euros. Assim sendo, “a balança comercial de bens atingiu um saldo negativo de 11 221 milhões de euros, o que representa um aumento do défice em 510 milhões de euros face ao ano anterior”, refere o relatório do INE, acrescentando que a evolução desfavorável deveu-se ao Comércio Extra-União Europeia.» in http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/exportacoes-de-bens-somaram-mais-de-50-mil-milhoes-de-euros-em-2016-216706

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover