07/10/17

Ambiente e Ecologia - Egipto teme que a construção da barragem na Etiópia corte o abastecimento de água, com consequências profundas para as terras agrícolas.



«Estará o Egipto em risco de desaparecer por causa de uma barragem?
Ânia Ataíde

Egipto teme que a construção da barragem na Etiópia corte o abastecimento de água, com consequências profundas para as terras agrícolas.

“O Egipto é a dádiva do Nilo”. É desta forma que o grego Heródoto resumiu a importância que o Rio Nilo tem para o Egipto. Cenário de filmes de Hollywood, pode, no entanto, estar em perigo. Em causa está a construção de uma barragem da Etiópia e que começará a encher o reservatório em breve.

O Egipto teme que a construção da barragem corte o abastecimento de água, com consequências profundas para as terras agrícolas, conta a AP News. 

Segundo a agência, o Nilo fornece mais de 90% do abastecimento de água no Egipto e a maioria da população fixou-se na serra do vale. Contudo, cerca de 60% da água do Nilo do Egipto tem origem na Etiópia do Nilo Azul, um dos dois afluentes principais e o problema pode residir precisamente aqui.

Addis Abeba insiste que não irá causar danos significativos ao Egipto ou ao Sudão. Contudo, a AP News nota que as consequências poderão depender da gestão do fluxo e da rapidez com que a Etiópia preencha o reservatório, que pode conter 74 milhões de metros cúbicos de água.

Um estudo da Universidade do Cairo sobre as consequências para a agricultura do país, a que a agência noticiosa teve acesso, estimou que o Egipto perderia 51% das terras cultiváveis ​​se o preenchimento do reservatório for feito em três anos. Um preenchimento mais lento e de seis anos custaria ao Egipto, 17% das terras cultivadas, afirmou o estudo.

Já estudos do governo estimam que, para cada redução de 1 milhão de metros cúbicos de água, seriam perdidos cerca de 200 mil hectares de terras agrícolas, sendo afetadas um milhão de pessoas, cujo rendimento direto depende da agricultura.» in http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/estara-o-egipto-em-risco-de-desaparecer-por-causa-de-uma-barragem-217003


(La construcción de una presa sobre el Nilo en Etiopía angustia a los egipcios)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover