02/10/17

Liga NOS: Sporting C.P. 0 vs F.C. do Porto 0 - FC Porto continua sem derrotas na Liga NOS, após um jogo em que teve as melhores oportunidades de golo.



«EMPATE EM ALVALADE MANTÉM DRAGÕES NA LIDERANÇA

FC Porto continua sem derrotas na Liga NOS, após um jogo em que teve as melhores oportunidades de golo.

Na véspera deste Sporting-FC Porto, o treinador Sérgio Conceição prometera uma equipa a fazer tudo para ganhar, declarações corroboradas no próprio dia do jogo pelo presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, que ressalvou que, apesar da vontade, “ninguém poder garantir” um triunfo por antecipação. E o que que se viu em Alvalade foi um FC Porto personalizado, que mandou no encontro a seu bel-prazer na primeira parte, que teve as melhores oportunidades e que fez mesmo tudo para trazer a vitória para casa – acabou por conseguir apenas um empate e perder assim os primeiros pontos na prova. Apesar de não poder satisfazer totalmente, o resultado está longe de ser despiciendo para os Dragões: permite manter a liderança da Liga NOS (com 22 pontos, mais dois pontos do que o rival deste domingo) e o estatuto invicto à oitava jornada, isto no campo historicamente mais difícil para os azuis e brancos e que tem sido particularmente complicado nos últimos anos.

No onze, a única alteração promovida por Sérgio Conceição face à partida no Mónaco foi a entrada de Layún para o lugar de Ricardo Pereira, na direita da defesa. E a melhor palavra para definir a primeira parte do FC Porto é domínio – os Dragões remataram por oito vezes, contra um remate do adversário, e ditaram sempre a dinâmica do jogo, recuperando inúmeras bolas a meio-campo e não deixando o Sporting dar mais do que três ou quatro toques consecutivos na bola.

As melhores ocasiões de remate foram azuis e brancas, como não podia deixar de ser, face à estatística de remates que apresentámos. Aboubakar disparou pouco ao lado aos 18 minutos – num momento em que os Dragões até tinham apenas dez jogadores em campo, já que Marega estava a ser assistido fora das quatro linhas – e isolou-se aos 40, mas Rui Patrício chegou primeiro à bola. A melhor oportunidade surgiu aos 44, com Marega a cabecear à barra, apos cruzamento de Marcano, e Aboubakar a não conseguir a recarga. Do outro lado do campo, Casillas só foi testado por um cabeceamento de William, que desviou para canto, aos 43.

Era muito difícil manter a mesmo exuberância física e o mesmo nível de pressão na segunda parte e, por isso, o Sporting conseguiu construir mais jogo ofensivo no segundo tempo. De qualquer maneira, a única situação de perigo foi criada aos 59 minutos, com Bruno Fernandes a roubar a bola a Danilo mas a disparar muito por cima, já só com Casillas pela frente. O espanhol teve pouco trabalho e quem terá acabado por ser a figura da partida foi o homólogo Rui Patrício: aos 70, evitou o golo de Marega, isto depois de um lançamento lateral rápido de Brahimi, que colocou o maliano na cara do golo. O número um do Sporting ainda deteve um livre de Layún, já nos descontos.

O FC Porto atravessa agora o período de paragem da Liga para jogos das seleções não só como líder, mas ainda com o melhor ataque (19 golos marcados) e defesa (três sofridos). O próximo desafio será para a Taça de Portugal, no terreno do Lusitano de Évora, em data a designar.

VER FICHA DE JOGO» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/empate-em-alvalade-mantem-dragoes-na-lideranca-10-1-2017.aspx


(Sporting 0 x FC Porto 0 - Resumo HD 2017/2018)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover