«Celorico de Basto: Livro “Uma Aventura na Pousada Misteriosa” inclui histórias do concelho
11/04/2015, 13:13
O livro “Uma Aventura na pousada misteriosa” foi oficialmente apresentado a 8 de abril, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses. A cerimónia contou com a presença das escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e o patrono da Biblioteca Municipal, Marcelo Rebelo de Sousa.
Para o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, trata-se de “uma obra belíssima que teve como pano de fundo um pouco da história do concelho”.
O autarca considera a obra como forma e meio de dar a conhecer alguns dos lugares mais marcantes do concelho. “Quem lê vivencia tradições e histórias imemoriais de Celorico de Basto. É um livro apelativo que aguça o apetite dos leitores a quererem conhecer os locais por onde passaram os seis amigos que protagonizam a aventura. Ter Celorico de Basto neste género de livros é para nós uma honra e é fruto do trabalho do professor Marcelo que desafiou as escritoras”, disse.
Marcelo Rebelo de Sousa estabeleceu a ponte entre as escritoras e o concelho levando-as a aceitar o desafio e a escreverem a obra. A aventura em Celorico de Basto foi apresentada e intitula-se “Uma aventura na Pousada Misteriosa”. “Vieram uma vez e voltaram outra até que verificaram que não faltavam motivos para escrever um livro sobre Celorico de Basto, e assim fizeram. Está aqui uma belíssima obra com locais emblemáticos deste belo concelho”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa.
As escritoras visitaram os locais que depois transpuseram para o livro, com ilustrações. Ana Maria Magalhães salientou os locais e a forma meticulosa como foram transpostos. “Todos os lugares descritos no livro foram transpostos com a máxima qualidade. As ilustrações deixam antever lugares de extrema beleza, mistério e sobretudo, vontade de conhecer Celorico de Basto”, disse.
Já Isabel Alçada descreveu o livro como “uma história da nossa época com mistério bem saliente na figura do Zé do Telhado”.
Ao longo da apresentação as escritoras mostraram fotografias dos locais que visitaram, e contaram partes da história do livro, para aguçar o apetite aos leitores. A sessão contou com vários momentos teatrais e uma apresentação do Geocaching por Tony Pascoal.
No final, as crianças interpelaram as escritoras com questões pertinentes tendo encerrado a cerimónia com uma sessão de autógrafos. Antes do término da cerimónia, Marcelo Rebelo de Sousa desafiou as crianças a escrever sobre o livro editado. Os cinco melhores textos e os cinco melhores desenhos terão direito ao prémio “Ana Maria e Isabel”, 1ª edição, entregue no final do ano letivo pelas escritoras.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMyI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo1OiIxMDIyNyI7fQ==
Sem comentários:
Enviar um comentário