11/04/15

Liga NOS: Rio Ave 1 vs F.C. do Porto 3 - ​Dragões bateram Rio Ave, num encontro em que chegaram aos 101 golos marcados esta época.



«SABER DOMINAR, SABER SOFRER E SABER VENCER

​Dragões bateram Rio Ave por 3-1, num encontro em que chegaram aos 101 golos marcados esta época.

O FC Porto continua firme na luta pelo título, após vencer no terreno do Rio Ave por 3-1, com golos de Quaresma, de penálti, Danilo e Hernâni, que deu a machadada final no encontro, aos 83 minutos, com o terceiro golo. Os azuis e brancos aumentaram para dez a sequência de jogos sem perder na Liga NOS, mantendo-se assim a três pontos do líder Benfica, depois de uma partida que dominaram largamente, mas em que também tiveram de sofrer após os vila-condenses fazerem o 2-1, aos 71. Os portistas podem agora pensar na Liga dos Campeões e na recepção ao Bayern Munique (quarta-feira, 19h45), dos quartos-de-final.

Com muitos portistas nas bancadas, os Dragões - com Martins Indi a sair do onze que enfrentou o Estoril, por troca com Maicon - entraram fortes e interessados em resolver depressa o jogo. Muito rápidos sobre a bola e a trocá-la, os azuis e brancos conseguiam facilmente, através das suas individualidades, gerar desequilíbrios. Quem esperava um FC Porto a pensar na Liga dos Campeões enganou-se e o Rio Ave passou um mau bocado na primeira parte, apenas criando perigo já aos 41 minutos, num remate de Jebor a que Fabiano se opôs bem. Mas antes há muito para contar: aos oito minutos repetiu-se um filme muito visto esta temporada, quando o árbitro assistente Sérgio Jesus permitiu que se anulasse um golo limpo a Brahimi, por pretenso fora de jogo, após cruzamento na direita de Quaresma.

O jogo ofensivo dos azuis e brancos continuava envolvente e, aos 15 minutos, o FC Porto perdeu três oportunidades num só lance: o guarda-redes Ederson salvou o Rio Ave por duas vezes e depois Quaresma - que efectuou mais uma boa exibição, após o bis frente ao Estoril - rematou por cima. O vento forte e a vontade dos deuses pareciam estar contra os Dragões e, aos 24 minutos, Quaresma acertou na barra; porém, Danilo ganhou o ressalto desse remate e foi carregado na grande área por Marvin. O extremo português foi chamado a converter o castigo máximo e apontou assim o seu sexto golo na Liga NOS. O 1-0, curto para tanto domínio, parecia destinado a ser o resultado ao intervalo, mas Danilo não se conformou. Após mais uma longa e bem executada troca de bola, o brasileiro apareceu solto à entrada da área e rematou para o 2-0, no último lance dos primeiros 45 minutos. Foi uma bela forma de se chegar aos 100 golos nesta temporada.

Na segunda parte, o FC Porto teve o vento a seu favor, mas optou por controlar a partida, não impondo um ritmo tão forte como no primeiro tempo. No entanto, o 3-0 poderia ter chegado logo no recomeço, quando Nélson Monte substituiu o guarda-redes do Rio Ave em cima da linha de baliza, após remate de Alex Sandro. O lateral brasileiro teve ainda mais um lance para marcar, num cruzamento-remate detido por Ederson, e aos 62 minutos parece ter ficado por assinalar novo penálti de Marvin sobre Quaresma. No entanto, seria precisamente o holandês do Rio Ave a criar a jogada que permitiu a Tarantini reduzir para 2-1, aos 71 minutos, e relançar a partida.

​A partir daí, os Dragões tiveram de ser inteligentes e a entrada de Rúben Neves para o lugar de Brahimi ajudou a reforçar o meio-campo e a proteger a baliza de Fabiano do último esforço da equipa da casa. Abriram-se mais espaços na defesa do Rio Ave, que se lançou para a frente, e valeu aí a rapidez de Hernâni, que entrara em campo para o lugar de Quaresma, aos 61 minutos. Aos 83, um mau passe de Pedro Moreira permitiu a Aboubakar recuperar a bola e servir o extremo, que apontou o primeiro golo com a camisola azul e branca. Até ao apito final, o FC Porto limitou-se a gerir a vantagem, que reflecte bem o que se passou em campo.

Fciha do Jogo» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/2014%20-%202015/saber-dominar-saber-sofrer-e-saber-vencer-4-11-2015.aspx


(Quaresma: "Vamos trabalhar muito para continuar assim")

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover