10/04/15

Espaço - Desde cedo, os deuses gregos e romanos serviram como inspiração para o batismo de planetas e satélites naturais, especialmente no nosso sistema solar.



«Porque é que a Lua se chama Lua?

Desde cedo, os deuses gregos e romanos serviram como inspiração para o batismo de planetas e satélites naturais, especialmente no nosso sistema solar. A responsabilidade é da União Astronómica Internacional (UAI), uma organização dedicada ao estudo da Astronomia e ao batismo dos corpos celestes. Então de onde vem o nome Lua? As suas origens são várias….

Como a viam todas as noites e acreditavam que influenciava as suas vidas, grande parte das civilizações deu um nome à Lua. Existiam, por isso, vários nomes. No caso das línguas latinas, como o português, o nome atual deriva de Luna, a deusa romana do satélite. Em inglês, por exemplo, deriva de menon, uma palavra associada a meses.

Só em 1610, quando Galileu Galilei descobriu as quatro luas de Júpiter, é que se soube que os restantes planetas tinham um satélite semelhante ao nosso; uma lua, com características semelhantes e que também orbitavam um planeta específico.

Foi por isso que, em 1919, quando foi instituída, que uma das primeiras missões da UAI foi dar um nome universal à Lua. Como foi a primeira a ser descoberta, em vez de batizá-la com o nome de um deus, mantiveram a nomenclatura pelo qual todos a conheciam: Lua, com letra maiúscula.

Apesar de os restantes satélites serem conhecidos como luas, a cada um deles foi dado um nome diferente para que fosse possível distingui-los da nossa.

O nome persiste até hoje.» in http://querosaber.sapo.pt/espaco/porque-e-que-a-lua-se-chama-lua


(Choque de Origem e Resfriamento da Lua e Terra)

(Viagem à Lua - 20/07/1969)


(As Fases da Lua)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover