19/04/15

Liga NOS: F.C. do Porto 1 vs Académica de Coimbra 0 - Hernâni ​apontou o único golo da vitória sobre a Académica, num jogo dominado pelos portistas.



«FURACÃO HERNÂNI APROVOU OS DRAGÕES

​Extremo apontou o único golo da vitória sobre a Académica, num jogo dominado pelos portistas.

​Nas décadas de 1950 e 60 houve um furacão no FC Porto chamado Hernâni. O Hernâni que resolveu o jogo frente à Académica, com um golo logo aos 11 minutos, é outro, mas foi também demolidor para a defesa da Briosa, criando inúmeros lances para além daquele que decidiu a partida, completamente dominada pelos Dragões. Julen Lopetegui optou por um onze diferente do habitual, numa gestão de esforço que se pode revelar importante na fase decisiva da época e que não impediu a concretização dos objectivos. Os azuis e brancos continuam no segundo lugar da classificação, a três pontos do líder Benfica, que é o adversário na próxima jornada, agendada para 26 de Abril, às 17h00.

Nas bancadas, a presença das escolas Dragon Force deu um colorido especial a uma partida que permitiu aos portistas manter a tradição de vencer em casa a Académica - o último triunfo forasteiro data de 1971 - e o título de melhor defesa da prova (12 golos sofridos). Aliás são oito os jogos consecutivos do FC Porto sem sofrer golos em casa para a Liga (segunda melhor marca do século) e 12 os triunfos consecutivos no Dragão em todas as competições, o que lhes permite igualar a segunda melhor série já conseguida no recinto, que remonta a 2012/13.

Depois de esforço de quarta-feira frente ao Bayern Munique - e antes da decisão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, na terça-feira, e do jogo no terreno do Benfica para o Campeonato português -, Lopetegui promoveu uma revolução quase total no onze. Apenas o guarda-redes Fabiano e o defesa Alex Sandro (que está impedido de actuar em Munique, por suspensão) se mantiveram na equipa inicial. Tal não impediu que o FC Porto dominasse como queria os primeiros minutos, mesmo que sem aplicar grande velocidade na troca de bola. Porém, uma bela abertura de Aboubakar e uma arrancada do rapidíssimo Hernâni permitiu aos Dragões chegar ao 1-0 logo aos 11 minutos. Cristiano ainda defendeu o primeiro remate, mas, na recarga, o extremo marcou pela segunda vez com a camisola azul e branca, apenas sete dias depois do primeiro golo, em Vila do Conde.

A Académica demonstrava ser uma equipa muito organizada, porém não conseguia ter bola nem lançar contra-ataques. Num lance de insistência, aos 36 minutos, Evandro esteve perto do segundo golo, mas acertou no poste e, na recarga, Aboubakar disparou por cima. No minuto seguinte, os conimbricenses dispuseram da única oportunidade do primeiro tempo: Rafael Lopes aproveitou um mau passe de Alex Sandro e isolou-se, mas rematou por cima. No entanto, dominavam os Dragões, que voltaram a ficar perto do 2-0 aos 43, quando Hernâni foi à linha e serviu José Ángel, que obrigou Cristiano a uma grande defesa. A primeira parte ficou ainda marcada pela homenagem a Jorge Nuno Pinto da Costa, que os Super Dragões efectuaram ao minuto 33, levantando uma tarja com a inscrição "33 anos de vitórias sem igual". Extra jogo, merece ainda referência a entrega do prémio de melhor jogador da Liga NOS de Março a Tello, antes do pontapé inicial, e a homenagem às heptacampeãs da natação, ao intervalo.

Os primeiros minutos do segundo tempo ficaram marcados por mais duas intervenções do furacão Hernâni, que ganhava quase sempre os duelos frente aos adversários, em espcial Ricardo Esgaio, que escapou à expulsão após duas faltas consecutivas sobre o camisola 17 (só viu amarelo no segundo lance). Hernâni ofereceu o golo a Evandro e Aboubakar, aos 51 e 55 minutos, mas ambos chegaram atrasados à bola. Pelo meio, Campaña obrigou Cristiano a mais uma defesa difícil, na marcação de um livre. Entretanto, Lopetegui foi mexendo na equipa, com Marcano a entrar para o lugar de Quintero, aos 59, o que devolveu Alex Sandro ao lado esquerdo da defesa e empurrou José Ángel para extremo, no mesmo flanco. 

O jogo ia ficando mais tenso, se bem que o FC Porto continuasse a dominar a posse da bola. Óliver Torres substituiu Campaña aos 65 minutos, procurando manter a frescura do meio-campo, face a uma Académica que procurava subir as suas linhas. As situações em que os forasteiros chegavam à baliza da casa eram muito poucas, mas havia sempre o perigo de um lance fortuito dar origem ao empate. Os receios viriam a provar-se infundados: os Dragões, mesmo mais cautelosos na gestão da bola, foram os únicos a ter oportunidades para marcar nos minutos finais. Primeiro Jackson rematou para defesa de Cristiano e Hernâni ainda emendou para fora; depois, o colombiano (que entrou para o lugar de Aboubakar, cumprindo o jogo 130 de azul e branco) falhou com a baliza à mercê, já nos descontos. Cumprida a missão, Munique é o destino. Mais uma vez, a bancada sul resumiu tudo a uma frase: "Amanhã 14h no aeroporto. Juntos somos fortíssimos".

VER FICHA DE JOGO » in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/pages/2014%20-%202015/furacao-hernani-aprovou-os-dragoes-4-18-2015.aspx


(Segundas linhas do FC Porto passam no exame)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover