29/04/15

Amarante Cinema - Decorrem até 15 de junho as inscrições para o festival European Shortfilms Amarante – 2015, que irá realizar-se entre os dias 11 e 13 de setembro.



«European Shortfilms Amarante 2015 abriu fase de candidaturas
28/04/2015, 09:44

Decorrem até 15 de junho as inscrições para o festival European Shortfilms Amarante – 2015, que irá realizar-se entre os dias 11 e 13 de setembro.

A organização deste festival está a cargo do Cineclube de Amarante e da Casa da Juventude de Amarante, que têm como objetivo “proporcionar a jovens realizadores um espaço de formação e de divulgação do seu trabalho e aumentar a oferta cultural da cidade e da região”.

À imagem do que sucedeu em 2014, o evento volta a ser direcionado para jovens realizadores entre os 16 e os 30 anos de idade, que podem participar inscrevendo curtas-metragens com uma duração máxima de 30 minutos. As inscrições estão abertas até ao dia 15 de junho, inclusivamente.

Podem inscrever-se realizadores residentes em qualquer um dos países da União Europeia, independentemente da sua nacionalidade. Contudo, refere a organização, “só serão aceites filmes com data posterior a janeiro de 2010”.

Ao contrário da edição de 2014, em que o festival foi subordinado ao tema “Europa e Cidadania”, por ser ano de eleições europeias, este ano o tema é livre.

Haverá prémios para os três primeiros classificados e ainda um prémio local para a melhor curta-metragem de um realizador de Amarante ou dos concelhos vizinhos (Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende).

Tendo em vista a internacionalização do festival amarantino, a organização formalizou já uma parceria com o Festival Busho de Budapeste (Hungria), um evento dedicado também a curtas-metragens e que teve origem em 2004. Esta parceria irá resultar na promoção do festival amarantino na Hungria e noutros países de Leste onde o Busho tem maior implantação.

Nas próximas semanas o European Short Films Amarante deverá anunciar novas parcerias e apoios para a edição deste ano.» in http://www.averdade.com/pagina/seccao/19/noticia/10328

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover