16/08/13

Óbitos - A empresária espanhola Rosalía Mera Goyenechea, 69 anos, morreu na quinta-feira, na Corua, vítima de um derrame cerebral, que sofreu na véspera em Menorca, noticia a agência Efe.



«Morreu a "dona" da Zara, a mulher mais rica de Espanha

Aos 69 anos morreu vítima de um derrame cerebral. No último ano, expressou a sua simpatia pelo movimento dos indignados da Puerta del Sol e há dez anos aderiu a protestos quando do derrame do petroleiro Prestige.

A empresária espanhola Rosalía Mera Goyenechea, 69 anos, morreu na quinta-feira, na Corua, vítima de um derrame cerebral, que sofreu na véspera em Menorca, noticia a agência Efe. 

A co-fundadora da Inditex, detentora de marcas como a Zara, foi casada com o presidente da empresa têxtil, Amancio Ortega. 

Segundo a agência Bloomberg, que calcula a sua fortuna em cerca de quatro mil milhões de euros, sobretudo através da participação de 6,99% do capital da Inditex, entre outras participações, Rosalía era a mulher mais rica de Espanha. 

Presidente da Fundação Paideia fundou, em 1962, com os irmãos Orteg, a empresa GOA, embrião da futura Zara. 

No último ano, expressou a sua simpatia pelo movimento dos indignados da Puerta del Sol e, numa das poucas entrevistas que concedeu em vida, confessou que usava roupa menos convencional da Zara. 

Há dez anos, aderiu a protestos quando do derrame do petroleiro Prestige, ao largo da Galiza. 

Segundo a Efe, numa entrevista ao Canal+, quando confrontada com o facto de se ter considerado de esquerda, Rosalía Mera respondeu, aludindo a origens humildes: "Quando se vem de onde venho, não se pode ser de outra maneira". 

Em Abril de 1986, criou a Fundación Paideia, de apoio à mulher e à integração social de minorias, na Galiza.» in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=26&did=118496

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover