09/08/13

Amarante Infraestruturas - Quatro anos depois de assinado o protocolo entre a Câmara Municipal de Amarante e o IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico), tiveram, finalmente, início as obras de recuperação e conservação do pórtico lateral da Igreja do Convento de S. Gonçalo.

">

«Finalmente em obras pórtico lateral da Igreja do Convento de S. Gonçalo

Quatro anos depois de assinado o protocolo entre a Câmara Municipal de Amarante e o IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico), tiveram, finalmente, início as obras de recuperação e conservação do pórtico lateral da Igreja do Convento de S. Gonçalo.

Com a coordenação técnica dos trabalhos a cargo dos serviços da Direção Regional de Cultura do Norte, a intervenção é comparticipada por fundos comunitários e suportada, na componente nacional, pelo Município de Amarante.

Os trabalhos incidem, sobretudo, no Portal e na Varanda dos Reis, as partes mais emblemáticas da imagem urbana da igreja e também aquelas que se encontram mais degradadas. E destinam-se, de acordo com o projeto “a conter o processo de degradação, reparando quanto possível os danos existentes e restabelecendo e reforçando um conjunto de defesas, isto é, criando uma espécie de maior imunidade face à ação dos agentes que concorrem para a degradação dos materiais e das estruturas”.

Naquele documento lê-se ainda que é bem visível o estado de alteração da pedra, sobretudo ao nível do Portal, deterioração para a qual concorrem vários agentes e fatores, entre os quais se podem destacar, pela maior extensão dos efeitos, os dejetos de pombos e a retenção e percolação da água das chuvas.

Envolvendo técnicos de várias áreas, a intervenção foi precedida por trabalhos preparatórios, nomeadamente o levantamento desenhado da estereotomia, a identificação, a caracterização, o mapeamento e a quantificação das patologias, estudos que serviram de base à descrição dos trabalhos de conservação e restauro a efetuar.» in http://www.cm-amarante.pt/index.php?info=YTozOntzOjQ6Im1lbnUiO3M6MzoiY2FtIjtzOjU6ImFjY2FvIjtzOjEyOiJub3RpY2lhc19sZXIiO3M6MjoiaWQiO3M6NDoiMTI1MyI7fQ==
---------------------------------------------------------------------------------------
De facto, fazer obras na fachada na Igreja de São Gonçalo de Amarante em agosto, não lembra os Diabos... digo só lembra aos diabos!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover