22/08/13

Incêndios - Um bombeiro morreu e nove ficaram feridos, quatro deles com gravidade, esta sexta-feira, depois de terem sido cercados pelo fogo que lavra na Serra do Caramulo, no concelho de Tondela.



«Um bombeiro morreu e nove ficaram feridos na Serra do Caramulo

Um bombeiro morreu e nove ficaram feridos, quatro deles com gravidade, esta sexta-feira, depois de terem sido cercados pelo fogo que lavra na Serra do Caramulo, no concelho de Tondela. 

A vítima mortal era bombeira da Corporação de Alcabideche, concelho de Cascais, e tinha 22 anos. Foi apanhada pelas chamas na localidade de Silvares e não resistiu aos ferimentos. 

Fazia parte do um grupo de reforço da região de Lisboa, que quarta-feira foi enviado para aquele teatro de operações, composto por cerca de 30 bombeiros dos voluntários do Estoril, de Cascais, Alcabideche, e S. Pedro de Sintra. 

Além da vítima mortal, quatro dos nove bombeiros feridos ficaram com queimaduras consideradas graves e um deles foi transportado num helicóptero do INEM para os Hospitais da Universidade de Coimbra. 

Sobe assim para três o número de bombeiros mortos este ano no combate a incêndios, depois dos casos registados já durante este mês de Agosto em Miranda do Douro e na Covilhã. 

Segundo a página da Autoridade Nacional de Protecção Civil, o incêndio, que deflagrou às 00h25 de quarta-feira, em Silvares, tem três frentes activas. 

No combate às chamas estão 290 operacionais, sendo 278 bombeiros, 86 viaturas e seis meios aéreos. 

“Canadair” franceses já estão em acção

No combate ao fogo da Serra do Caramulo já estão os dois aviões “Canadair” franceses que ao final da manhã chegaram a Portugal. 

É a primeira missão dos aparelhos que vieram ajudar no combate aos incêndios e que vão ficar durante seis dias baseados em Monte Real. 

Já os aviões espanhóis, também dois pesados “Canadair”, depois de na quarta-feira terem actuado em Góis e no Caramulo, hoje ainda não tiveram qualquer missão em Portugal. 

Viseu fustigado por quatro incêndios 

No distrito de Viseu estão em curso outros quatro fogos. O de maior dimensão lavra perto de Nogueira de Alcofra, no concelho de Vouzela, onde estão cerca de 183 operacionais, apoiados por 56 viaturas. 

Os esforços dos bombeiros combatem também outros três fogos nos concelhos viseenses de Resende, Tarouca, Castro Daire. 

No distrito de Vila Real, estavam em curso às 19h00 cinco incêndios. O que lavra há mais tempo está perto da localidade de Vale Égua, no concelho de Murça, onde estão cerca de meia centena de operacionais. 

Registo ainda para outros concelhos dentro do distrito de Vila Real também com incêndios em curso, como Vila Pouca de Aguiar, Murça, Boticas e Valpaços. » in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=119255

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover