25/08/13

Liga Zon Sagres: F.C. do Porto 3 vs Marítimo 0 - Dragões levam o pleno de vitórias, nas duas jornadas já decorridas da 1.ª Liga.



«DRAGÃO INSACIÁVEL DERROTA MARÍTIMO

O FC Porto conquistou neste domingo a sua segunda vitória em outros tantos jogos para a Liga, mantendo-se assim nos lugares cimeiros da tabela. Com golos de Jackson (27m), Licá (37m) e Josué (pen., 50m), os Dragões levaram de vencida a equipa do Marítimo, numa partida em que o resultado final de 3-0 espelha bem a diferença de qualidade entre ambas as equipas.

A primeira parte foi jogada a ritmo elevado pela equipa tricampã nacional, baseando-se na pressão incessante que fez sobre o adversário e no bom aproveitamento dos espaços que foi criando nas linhas de um Marítimo que se limitava a apostar no contra-ataque. O primeiro remate surgiu aos 9 minutos, por parte de Licá, e a partir daí as jogadas de bom entendimento foram surgindo com naturalidade. Aos 27 minutos, já depois de uma jogada sublime ter sido desperdiçada por Jackson, surgiu o primeiro golo da partida: Otamendi recuperou a bola ainda antes do meio-campo, colocou a bola em Lucho, que a fez seguir para Licá. O ex-Estoril ultrapassou dois adversários colado à linha do lado esquerdo e tocou no avançado colombiano, que se redimiu da falha do minuto anterior e se limitou a encostar a bola para o fundo das redes.

O FC Porto, contrariando uma tendência que se via há não muito tempo atrás, partiu para cima do adversário na tentativa de chegar ao segundo golo o mais rapidamente possível – algo que conseguiu passados 10 minutos. Aproveitando uma recuperação de bola, Josué recebeu, aguentou a carga de um adversário e desmarcou Danilo na direita, esperando este por Licá para o voluntarioso avançado português, à boca da baliza, fazer o golo, reeditando o movimento e a finalização que havia realizado na final da Supertaça (37 minutos). Até ao final da primeira parte os Dragões mantiveram-se instalados no meio-campo insular, sempre privilegiando a posse e troca rápida de bola.

A segunda parte começou com o segundo golo dos Dragões. Aos 49 minutos, o internacional argentino Otamendi foi travado em falta dentro da área e Josué, designado para marcar, não falhou, enganando o guarda-redes e fazendo o terceiro da equipa tricampeã nacional. A partir deste momento, o FC Porto manteve-se numa toada ofensiva, sendo de realçar a qualidade no passe que a equipa demonstrou, sempre direccionada para a baliza adversária. A defensiva azul e branca manteve-se sempre tranquila a resolver os (poucos) problemas que o Marítimo ia criando e, nos últimos dez minutos de jogo, vieram novamente momentos de maior pressão do FC Porto, fruto da entrada dos irrequietos Quintero e Iturbe. Jackson, o próprio Quintero e Lucho, por duas vezes, desperdiçaram boas oportunidades de fazer o quarto golo do tricampeão. 

Até ao final, a equipa de Paulo Fonseca dominou completamente a partida, terminando ao ataque, coadjuvados pelo público que encheu o Dragão nesta primeira partida em casa, selando a segunda vitória em dois jogos na Liga e terceira oficial da temporada.

FICHA DE JOGO

FC Porto-Marítimo, 3-0
Liga – 2.ª jornada
25 de Agosto de 2013
Estádio do Dragão, no Porto
41.009 espectadores

Árbitro: Jorge Ferreira (Braga)
Assistentes: Cristóvão Moniz e Nuno Eiras

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Defour e Lucho (cap.); Josué, Jackson Martínez e Licá
Substituições: Maicon por Mangala (46m), Quintero por Josué (66m) e Iturbe por Licá (77m)
Não utilizados: Fabiano, Fucile, Herrera e Ghilas
Treinador: Paulo Fonseca

MARÍTIMO: José Sá, Márcio, Igor Rossi, Rúben Ferreira, Briguel (cap.); Sami, João Luiz, Artur, Alex Soares, Danilo Pereira, Derley
Substituições: Heldon por Alex Soares (46m), Brígido por Sami (61m) e Marakis por Danilo Pereira (79m)
Não utilizados: Wellington, Fidelis, Gégé e Luiz Olim
Treinador: Pedro Martins

Ao intervalo: 2-0
Marcadores: Jackson (27m), Licá (37m) e Josué (pen., 50m)
Disciplina: Cartão amarelo a Márcio (39m), Josué (44m), Danilo Pereira (50m), João Luiz (69m) e Iturbe (86m).» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_fut_fcpmaritimovit_250813_76821.asp


(Resumo de um jogo que só deu Porto)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover