08/08/13

Política Nacional - O documento oficial que se encontra nos arquivos de S. Bento resultante das reuniões entre o Citigroup e o gabinete do então primeiro-ministro, José Sócrates, em 2005, tem como anexo um parecer favorável a que se fizesse a operação de swaps, sabe o Expresso.



«Governo de Sócrates quis fazer swap de Pais Jorge

Negócio proposto pelo Citigroup foi travado por Franquelim Alves. Teixeira dos Santos, Costa Pina, Luis Patrão e Óscar Gaspar concordaram com o swap.

O documento oficial que se encontra nos arquivos de S. Bento resultante das reuniões entre o Citigroup e o gabinete do então primeiro-ministro, em 2005, tem como anexo um parecer favorável a que se fizesse a operação de swaps, sabe o Expresso.

O 'sim' à operação financeira para reduzir o valor do défice foi dado por Óscar Gaspar, à data assessor económico de José Sócrates.

A seguir, Luís Patrão, chefe de gabinete de Sócrates, enviou o parecer ao ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, que o considerou "com interesse", remetendo-o a Carlos Costa Pina, secretário de Estado do Tesouro.

Costa Pina, por sua vez, remeteu o parecer do assessor com as rubricas dos governantes para o Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP), a fim de ser avaliado.

E o negócio só não se realizou porque teve o parecer negativo do IGCP, assinado por Franquelim Alves, então presidente do Instituto e hoje ex-secretário de Estado do atual Governo.

A documentação fornecida por fonte oficial do Governo ao Expresso mostra que a folha que o Governo afirma ter sido colocada na proposta divulgada pela comunicação social não se encontra na original, confirmando a acusação feito pelo ministério das Finanças de que o documento divulgado pela SIC foi manipulado.» in http://expresso.sapo.pt/governo-de-socrates-quis-fazer-swap-de-pais-jorge=f825158#ixzz2bPuMyUlD


(O seu problema é ter feito parte do Governo de Sócrates que levou o país à bancarrota?)



Sem comentários:

Enviar um comentário