14/08/13

Amarante Fotografia - A sala de exposições do Cineteatro Municipal Messias vai receber, de 15 de setembro a 27 de outubro, a mostra “Sensibilidades”, do fotógrafo Eduardo Teixeira Pinto.



«Exposição fotográfica “Sensibilidades” a partir de setembro no Cineteatro Messias

A sala de exposições do Cineteatro Municipal Messias vai receber, de 15 de setembro a 27 de outubro, a mostra “Sensibilidades”, do fotógrafo Eduardo Teixeira Pinto. Uma exposição composta por 38 fotografias a preto e branco, dos anos 50, 60 e 70, premiadas a nível nacional e internacional, que já esteve patente em diversos locais desde a sua inauguração, em 2011, na Galeria dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Aveiro. Fotografias que integram a vasta obra do autor, dotada de um olhar poético sobre a realidade. Eduardo Teixeira Pinto dedicou a sua vida à fotografia e é hoje considerado um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX. A entrada é livre. 

Nasceu em Amarante em 1933, começou a tirar fotografias profissionais em 1950 e passou a expô-las, em vários salões de fotografia mundiais, desde 1953. Eduardo Teixeira Pinto tem uma vasta obra fotográfica, que aborda diversos temas – com destaque para a Natureza e a figura humana –, o que faz de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX, tendo obtido inúmeros prémios em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente o Grande Prémio Camões, em 1960, numa época em que esta era das mais altas distinções a nível nacional. 

Falecido em janeiro de 2009, Eduardo Teixeira Pinto deixou um espólio fotográfico incalculável, que a sua família decidiu promover e divulgar através de exposições itinerantes como “A criança sob o olhar de Eduardo Teixeira Pinto”, “O prazer de fotografar” ou “Sensibilidades”. E é esta última mostra que vai estar patente, de 15 de setembro a 27 de outubro, na sala de exposições do Cineteatro Municipal Messias, e que poderá ser apreciada às sextas-feiras, sábados, domingos e segundas-feiras, das 14h30 às 18h30 e das 20h às 23h. A entrada é livre.» in http://www.cm-mealhada.pt/index.php?id_not=1270&tipo=1&acao=destnot_com.php


(Fotografias dos anos 50-60)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover