21/08/13

AMARANTE – Já se encontra disponível no sítio, a ficha de inscrição para voluntariado ou participação na iniciativa “Diabos à Solta, em Amarante”, que o Município está organizar e que terá lugar a 24 de agosto.

1

«Diabos vão andar à solta pelas ruas de Amarante

AMARANTE – Já se encontra disponível no sítio, a ficha de inscrição para voluntariado ou participação na iniciativa “Diabos à Solta, em Amarante”, que o Município está organizar e que terá lugar a 24 de agosto.

O cortejo tem início marcado para as 21:30 na Rua João Pinto Martins, perto da estação de caminho-de-ferro, seguindo para o Largo de Sta. Luzia (Solar dos Magalhães), Rua Cândido dos Reis, Rua 5 de Outubro, Praça da República (Largo de S. Gonçalo), Ponte de São Gonçalo, Avenida General Silveira, e, por fim, o Parque do Ribeirinho em Amarante.

Para esta edição está preparado um cortejo diversificado, encabeçado por Banda de Música, carros de bois com o Diabo e a Diaba, personagens à moda antiga mascarados de diabos, diabas, diabretes e os caretos, seguido de todos os grupos e voluntários que aderirem a esta iniciativa.

No primeiro espaço cénico, através de uma sucessão de acontecimentos pretende-se recriar o saque de Amarante pelas invasões francesas: o saque dos diabos da Sacristia do Convento Dominicano de São Gonçalo, os soldados do General Loison com as vestes sacerdotais, o deboche e a queima dos diabos.

Simultaneamente com o início do cortejo, no Largo de S. Gonçalo estarão duas estátuas vivas, a do Sr. Sandeman e a do Dr. Lago Cerqueira, que, juntos com toda a ambientação e criação estética, irão sugerir o resgate do Diabo e da Diaba por parte do então Ministro dos Negócios Estrangeiros.

No Parque do Ribeirinho, realizar-se-á um espetáculo de acrobacia aérea, interação teatral, malabares de fogo e pirotecnia, inspirado nas crónicas sobre a epopeia de Vasco da Gama e na dificuldade que existiu durante muitos anos na compreensão da religiosidade Indiana como sendo alheia à mundividência cristã.

Para os portugueses aqueles que não fossem muçulmanos seriam necessariamente cristãos ainda que assumissem um carácter herético.

Sabe-se através da crónicas que rapidamente os portugueses tentaram estabelecer analogias entre os seus santos cristãos e as figuras de vários braços que se posicionavam nos altares dos templos indianos. A Deusa hindu Kali, a Negra, é a verdadeira representação da natureza e é também considerada a Deusa da morte e da sexualidade. Kali é a “esposa” do Deus Shiva. Aliados ao imaginário social e numa projeção fantástica nasce a história de Kali e Shiva, cuja apocalíptica saga de amor os metamorfase ou como seres diabólicos aos nossos incrédulos olhos europeus.

Vistos como diabos pelos cristãos, estes deuses foram aprisionados em estátuas e levados numa Nau até ao Reino de Portugal, vindo a desaguar, mais tarde, no rio Tâmega por baixo da ponte de Amarante.» in http://local.pt/diabos-vao-andar-a-solta-pelas-ruas-de-amarante-2/
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Na terra de São Gonçalo... agora é mais diabos à solta, pois o Santo já foi mais bem querido pela terra de que é Padroeiro... diabos, temos muitos diabos à solta!


(DIABOS À SOLTA em AMARANTE-24-Ago-2007)


(Amarante Diabos a Solta)


(AMARANTE PROMO DIABOS)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover