01/06/13

Amarante Educação - Decorreu, na segunda-feira, 27 de maio, a cerimónia de tomada de posse do Diretor desta escola, fruto da recondução no cargo votada por unanimidade, pelo Conselho Geral.


«Tomada de posse do Diretor da ESA

Maio, 2013

Decorreu, na segunda-feira, 27 de maio, a cerimónia de tomada de posse do Diretor desta escola, fruto da recondução no cargo votada por unanimidade, pelo Conselho Geral. 

A cerimónia, que decorreu no auditório da Escola Secundária de Amarante, ao fim da tarde, contou com a presença dos elementos do Conselho Geral, de representantes de encarregados de educação e representantes de alunos, pessoal docente e não docente.

A presidente do Conselho Geral, professora Julieta Freitas, iniciou a sessão louvando o trabalho desempenhado até então pelo Diretor, após o que discursou o vereador da educação da Câmara Municipal de Amarante, e membro do Conselho Geral, e, finalmente, o Diretor da escola. 

A cerimónia foi apresentada pelas alunas, Andreia Isabel Queirós e Ana Cristina Sousa, representantes dos alunos no Conselho Geral, e terminou com a interpretação de um fado, pela aluna Carla Lopes.

Discurso da presidente do Conselho geral

Exmo. Sr. representante da CMA
Exmos. Conselheiros
Exmo. Sr. Diretor da ESA

Caros colegas, funcionários, representantes de EE, representantes dos alunos
Em primeiro lugar, saúdo todos os presentes e agradeço terem aceite o convite para assistir à tomada de posse do Diretor, que é conferida pelo Conselho Geral e aberta à comunidade educativa.

Esta é uma cerimónia singela, mas significativa, porque marca uma nova etapa na gestão da ESA. Assinala-se o início de um novo mandato para o quadriénio 2013/2017. Ao tratar-se de uma recondução no cargo, não significa que o ato se resuma a uma simples renovação ou continuidade, mas sim, a um momento único de reconhecimento do mérito de alguém, que tanto tem dedicado ao longo de todos estes anos, à gestão da ESA. Alguém que lidera esta escola, que a trata como sua, e que melhor que ninguém a conhece, assim como à realidade onde a mesma está inserida.

O Conselho Geral votou por unanimidade, a recondução do Engº Fernando Sampaio, para o cargo de Diretor. Isto manifesta a confiança e o reconhecimento do trabalho desenvolvido e que se reflete na escola que temos.

Sr Diretor, contámos consigo para colocar a ESA no mapa das escolas de referência. Que continue a primar pelo rigor, pela qualidade de ensino, pela adaptação aos novos tempos e pela construção de um ensino atual, credível e competente.

Felicito-o, e formulo votos de muito êxito no novo mandato e a continuidade do  trabalho até aqui desenvolvido.

Muito obrigada


Discurso do Diretor

Exmo Sra Presidente do Conselho Geral
Exmo Sr Vereador da Educação da Câmara Municipal de Amarante
Exmos Srs Conselheiros do Conselho Geral e do Conselho Pedagógico
Exma Sra Diretora do Centro de Formação da Associação de Escolas de Amarante e Baião
Exmos Srs Presidentes da Associação de Pais e da Associação de Estudantes
Caros Colegas, Funcionários e Alunos

Antes de mais começo por agradecer a renovação da confiança que em mim vem sendo depositada ao longo dos anos para assumir a responsabilidade da direção da Escola Secundária de Amarante. Sinto-me muito honrado por continuar a desempenhar esse papel já que considero que a tarefa de educar e ensinar constitui um ato de cidadania inquestionavelmente nobre e fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento das sociedades. 

Confesso que esta recondução, por unanimidade, não me deixa indiferente. É verdade que sempre senti, a cada renovação de mandato, uma responsabilidade acrescida. Mas, assim, a pressão é capaz de aumentar um bocadinho.

Nunca prometi, nos mandatos anteriores, nada que não tivesse a certeza que poderia cumprir. Por isso nunca fui para além de prometer trabalho, dedicação e empenho na melhoria contínua da nossa Escola. E é isso que, mais uma vez, hoje prometo.

Não será por falta de esforço da minha parte que a nossa Escola sonhada deixará de se aproximar de nós a cada dia que passa. Estarei atento à melhoria dos nossos resultados académicos e sociais mas também não deixarei de estar atento aos problemas e necessidades das pessoas, sejam alunos, funcionários, professores ou pais. Farei sempre, com o devido respeito pela legalidade vigente, tudo o que estiver ao meu alcance para tornar menos pesados os fardos que às vezes a vida, sem compaixão, nos reserva.
Não sendo o orgulho necessariamente uma virtude, não me quero orgulhar do trabalho até aqui desenvolvido, mas, embora consciente de que seria sempre possível fazer mais e melhor, não posso deixar de sentir satisfação pelo que todos já conseguimos. E digo todos. Todos porque, para o bem e para o mal, aquilo que a nossa Escola hoje é deve-se a aos professores, funcionários, alunos e pais que a ela hoje se encontram ligados, mas também a todos os outros que por ela já passaram e a toda a comunidade, em sentido mais lato, que sempre a sentiu como sua e a acarinhou.

Temos um grande projecto em curso – a conclusão das obras da nossa escola - e velhos e novos desafios para vencer. É verdade que isso se vai traduzir em renovadas e novas preocupações, e até em noites mal dormidas, mas fica assim garantido que não vamos morrer de tédio. Alguém me lembrava ironicamente, num daqueles momentos em que tudo parece difícil, que eu tinha dito, tempos antes, que era gratificante ser diretor desta escola. Pois é, mas a verdade é que continuo a pensar o mesmo. Não sei se é virtude ou se é defeito mas, a verdade, é que me esqueço rapidamente das coisas menos boas e, aquilo que tenho hoje gravado na minha memória são só boas recordações. Boas recordações dos professores, dos funcionários, dos alunos, dos pais, daqueles que até hoje repartiram comigo a responsabilidade de dirigir esta Escola, das instituições locais e dos seus digníssimos representantes. 

A todos o meu muito obrigado. Continuo a contar com todos e sei que o posso fazer. Fiquem com a certeza de que também podem continuar a contar comigo, para juntos continuarmos a construir a escola que todos desejamos e que esta comunidade merece.
Obrigado


Escola Secundária de Amarante 27 de Maio de 2013» in http://www.esamarante.edu.pt/noticias/noticia1.html


 (2011 02 04 uma novidade de Amarante TVI)

Sem comentários:

Enviar um comentário