25/06/13

Cidade de Setúbal - O Convento de Jesus, em Setúbal, é o primeiro bem português a ser inscrito na lista dos sete monumentos mais ameaçados da Europa.



«Convento de Setúbal na lista dos mais ameaçados da Europa

O estado de degradação a que chegou, a falta de financiamento para o restauro levou a organização internacional "Europa Nostra" a inscrever este monumento nacional na sua carta de risco.


O Convento de Jesus, em Setúbal, é o primeiro bem português a ser inscrito na lista dos sete monumentos mais ameaçados da Europa.

O estado de degradação a que chegou, a falta de financiamento para o restauro levou a organização internacional "Europa Nostra" a inscrever este monumento nacional na sua carta de risco.

O local onde foi assinado o simbólico Tratado de Tordesilhas sofre as consequências de um mau restauro nos anos 50, explica Hugo O'Neill, da Associação Portuguesa de Casas Antigas.

O Convento de Jesus é considerado um dos primeiros exemplos do estilo manuelino em Portugal e foi projectado pelo mesmo arquitecto do Mosteiro dos Jerónimos.

Há um projecto de requalificação do arquitecto Carrilho da Graça que está na gaveta desde 1999 e que agora a autarquia de Setúbal quer recuperar e que poderá permitir mostrar um monumento único.

O Convento de Jesus de Setúbal está na lista de bens mais ameaçados na Europa, ao lado do anfiteatro romano em Durrës na Albânia; a zona limítrofe do centro histórico de Nicosia em Chipre; as fortificações de Vauban (século XVII) em Briançon, França; o mosteiro renascentista de San Benedetto Po, em Itália; a paisagem mineira de Rosia Montana, na Roménia; e a igreja Arménia de S. Jorge em Mardin na Turquia. O anúncio foi feito pela Europa Nostra, a principal organização europeia do património, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura, em conjunto com o Instituto do Banco Europeu de Investimento.

Para falar do caso do Convento de Jesus, esta terça-feira realiza-se em Lisboa, às 17 horas, uma conferência no Centro Nacional de Cultura - o representante do “Europa Nostra” em Portugal.» in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=30&did=112218



(CONVENTO DE JESUS-SETÚBAL)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover