17/06/13

Arte Azulejaria - O projecto português SOS Azulejo, dedicado à salvaguarda e valorização do património azulejar português, foi distinguido em Atenas com um prémio especial na edição de 2013 dos galardões Europa Nostra, dedicados ao património cultural europeu.



«SOS Azulejo vence galardão Europa Nostra

Projecto foi um dos quatro portugueses que chegou à fase final.

O projecto português SOS Azulejo, dedicado à salvaguarda e valorização do património azulejar português, foi distinguido em Atenas com um prémio especial na edição de 2013 dos galardões Europa Nostra, dedicados ao património cultural europeu.

O presidente do Centro Nacional de Cultura (CNC), Guilherme d'Oliveira Martins, considera que a distinção é um "justo" reconhecimento de uma iniciativa "preventiva e educativa" ao nível do património.

Os prémios especiais foram anunciados este domingo pela organização numa cerimónia em Atenas, na Grécia, e Portugal tinha quatro projectos entre os 30 já distinguidos e também candidatos aos grandes prémios.

"É a primeira vez que Portugal obtém um grande Prémio Europa Nostra", sublinhou o presidente do CNC, representante em Portugal daquela entidade, numa mensagem enviada à Renascença.

Para Guilherme d´Oliveira Martins, o prémio "é o reconhecimento da importância do Projecto SOS Azulejo pela sua função preventiva e educativa na salvaguarda do património cultural".

O projecto português SOS Azulejo, dedicado à salvaguarda e valorização do património azulejar português e coordenado pelo Museu da Polícia Judiciária, foi distinguido com um prémio especial.

Os outros candidatos portugueses eram os restauros do Liceu Passos Manuel, em Lisboa, e do chalet da condessa de Edla, em Sintra, e a Fundação Ricardo Espírito Santo.
Ainda na lista dos prémios especiais figuram o projecto de conservação do porto de hidroaviões de Talin (Estónia), a restauração do palácio Strawberry Hills em Twickenham (Reino Unido), o projecto de promoção de arte e de cultura da parte oriental da Alemanha e a restauração das máquinas da cervejeira Wielemans-Ceupens em Bruxelas.

Os Prémios Europa Nostra do Património Cultural da União Europeia (UE) foram criados em 2002, fazendo parte da aplicação do Programa Europeu Cultura, e são atribuídos anualmente pela Federação Pan-Europeia para o Património Cultural Europa Nostra sob a égide da Comissão Europeia.» in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=30&did=111197 


(A arte da azulejaria portuguesa)


(O Azulejo Português.)


(Horizontes Da Memória - História Do Azulejo)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover