«Assange aconselha ex-funcionário da CIA a pedir asilo na América Latina
Edward Snowden revelou à imprensa detalhes sobre o programa de espionagem dos Estados Unidos a milhões de chamadas telefónicas e informação armazenada nas principais empresas de Internet.
O fundador do Wikileaks, Julian Assange, recomendou a Edward Snowden, o antigo funcionário da CIA que denunciou o programa que monitoriza registos telefónicos e a actividade na internet de milhões de pessoas (PRISM) a procurar asilo na América Latina.
“Não sabemos toda a estratégia que Snowden, e talvez os jornalistas e seus conselheiros estão a adoptar, mas espero que seja algo sólido. Olhando para as coisas muito pela rama, o meu conselho seria: vai para a América Latina. Nos últimos anos, mostrou avanços na questão dos direitos humanos e há uma longa tradição de asilo”, afirmou Assange nesta terça-feira em entrevista à CNN.
Edward Snowden assumiu a responsabilidade pela informação passada aos jornais “The Guardian” e “The Washington Post” sobre os detalhes da espionagem levada a cabo pela Agência de Segurança Nacional (NSA), com os quais obtém milhões de registos de chamadas telefónicas nos Estados Unidos e acede a informação armazenada nas principais empresas de Internet.
Depois de ter denunciado o programa PRISM, Edward Snowden fugiu para Hong Kong.
Julian Assange está, por seu lado, refugiado na embaixada do Equador em Londres de modo a evitar que seja extraditado para a Suécia, para ser julgado pelas informações reveladas pelo Wilileaks.
O australiano considera Snowden "um jovem heróico" por ter revelado os programas de espionagem, cuja "supervisão e políticas são secretas".» in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=26&did=110617
(Julian Assange: "Edward Snowden, Prism Leaker Is A Hero".)
Sem comentários:
Enviar um comentário