02/02/13

Cidade de Felgueiras - A Cooperativa de Felgueiras foi a adega da região dos vinhos verdes que maior quantidade de uvas recebeu na campanha de vindimas de 2012, ultrapassando os quatro milhões de litros, disse à Lusa fonte da instituição!



«Adega de Felgueiras foi a que mais uvas recebeu em 2012 na região dos "verdes"

A Cooperativa de Felgueiras foi a adega da região dos vinhos verdes que maior quantidade de uvas recebeu na campanha de vindimas de 2012, ultrapassando os quatro milhões de litros, disse à Lusa fonte da instituição.

Rui Pinto, director da cooperativa, adiantou que foi também possível, no ano passado, aumentar em cerca de 30 o número de fornecedores.

"Mais de 700 produtores entregaram as uvas na nossa adega. Por isso, foi um ano excelente para nós", afirmou, destacando o carácter regional dos fornecedores.

O crescimento no número de produtores ocorreu sobretudo junto de viticultores de concelhos vizinhos, como Fafe, Amarante, Guimarães, Lousada e Celorico de Basto, entre outros.

Rui Pinto admite que esse crescimento se deveu ao preço que a cooperativa está a pagar aos associados, por quilo de uva, que aumentou cerca de 15% em relação a 2011.

O director da cooperativa explica que "o esforço de pagar melhor" atraiu mais produtores, o que acabou por compensar o facto de 2012, por razões meteorológicas, ter sido um ano com menos produção do que em 2011.

Na região dos vinhos verdes, a quebra de produção média foi de 25%, mas na adega de Felgueiras, sublinha o responsável da cooperativa, "a redução foi de apenas 8%".

"Apesar da ligeira quebra quantitativa, não nos podemos queixar da qualidade, porque temos vinho com boa aceitação no mercado", observou.

Rui Pinto revela que a instituição já garantiu, através de contratualização, o escoamento de 2,5 milhões de litros de vinho, prevendo que o restante "será vendido sem grande dificuldade" nos próximos meses. Além disso, 2012 foi um ano de crescimento nas vendas directas, em garrafa, com um crescimento de 20%.

O sucesso no escoamento do produto, acrescentou, tem garantido à adega pagar aos associados nos prazos previstos. Em Dezembro, a instituição liquidou 700.000 euros, o que representa cerca de metade do valor devido aos produtores. Até Junho, a adega liquidará o valor restante, prometeu Rui Pinto.

Cerca de metade da facturação da Cooperativa Agrícola de Felgueiras decorre do negócio do vinho. O restante volume tem a ver com as vendas de produtos frutícolas, destacando-se os kiwis.

No ano passado, a instituição vendeu mais de 800 toneladas daquele fruto, prevendo-se que aquele volume cresça nos próximos anos à medida que vão entrando em produção, no Vale do Sousa, novos investimentos no sector. Cerca de 40 por cento da produção de 2012 já foi escoada.

Segundo Rui Pinto, Felgueiras é o único dos cinco entrepostos portugueses de kiwi com certificação nacional de qualidade, um factor que atrai cada vez mais a preferência dos produtores daquele fruto.» in http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2013/02/02e.htm



(Novo vinho verde “Picoto” apresentado em Penafiel)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover