11/02/13

Carnaval - Penafiel, Lousada, Marco de Canaveses e Amarante prometem manter viva a tradição do entrudo travestido de Carnaval!



«Tâmega e Sousa - Região põe a mascara para celebrar o Carnaval

As previsões climatéricas não são animadoras: chuva e o frio; mas mesmo assim mantém-se firme a intenção de celebrar o Carnaval.

Penafiel, Lousada, Marco de Canaveses e Amarante prometem manter viva a tradição do entrudo trasvestido de Carnaval.

A cidade de Penafiel recebe, amanhã à tarde, por volta das três horas, o já tradicional desfile de Carnaval de Santiago.

O corso carnavalesco volta a ser organizado pela Associação para o Desenvolvimento de Santiago de Subarrifana.

Diz a organização que o cortejo de amanhã vai contar com a participação de centenas de foliões, cada um com a sua criatividade, brilho e animação e com a participação de 7 carros alegóricos, cada carro com cerca de 10 metros de comprimento e 3,5 metros de largura.

Está também garantida a participação de 4 grupos de bombos: "Os Traquinas do Bairro de Mouriz de Paredes"; "Grupo de Zés Pereiras Amigos da Paródia de Galegos"; "Grupo de Bombos de S. Mamede de Recesinhos" e o " Grupo de Zés Pereiras de Vila Meã / Amarante".

Em Lousada,

Está também prometida muita animação e música no corso carnavalesco.

O cortejo promete animar as ruas da vila com os participantes individuais, em que os concorrentes com idades entre os três e os 14 anos se habilitam a prémios para os melhores disfarces.

O percurso a cumprir pelos foliões e quem pretenda assistir, tem início na Av. Amílcar Neto (Piscinas Municipais), Av. Palmira Meireles, Rua da Bota, Rua Visconde de Alentém, Av. Senhor dos Aflitos, Rua Dr. Pinto de Mesquita, Largo do Pelourinho, Praça Sá Carneiro, Rua da Constituição da República e Praça das Pocinhas.

Em Amarante,

Realiza-se a Corrida da Macaca, tradição carnavalesca com raízes muito antigas.

A “Macaca”, um boneco feito de palha anda de mão em mão, tentando evitar ser desfeita. Homens e mulheres confrontam-se num ambiente de boa disposição.

A brincadeira que era muito frequente nas ruas de Amarante há cerca de 50 anos vai agora ser revitalizada pela Associação Desportiva de Amarante, em conjunto com a Associação Viver Canadelo e apoio da junta de freguesia de Amarante. O Grupo de Bombos Unidos da Fanfarra, também, participa festa.

A Corrida da Macaca inicia-se pelas três horas no Largo de S. Gonçalo, seguindo para o Arquinho onde será feita a “Queima da Macaca” às seis horas.

No Marco de Canaveses,

A Câmara Municipal contraria o Governo ao dar tolerância de ponto pelo facto de várias freguesias do concelho saírem à rua com corsos carnavalescos, cumprindo a tradição, em dia de Carnaval.

Assim haverá desfile em Soalhães. O cortejo vai sair pelas duas horas, da sede do Grupo Desportivo e Recreativo de Soalhães, e conta com animação musical, no Adro da Igreja. A organização é da Junta de Freguesia.

Em Tabuado, e como manda a tradição, o corso carnavalesco sai à rua também a 12 de fevereiro. O desfile está marcado para as três e meia da tarde, pelas ruas da freguesia. A organização é da ACRT – Associação Cultural e Recreativa de Tabuado.

Na freguesia de Ariz, o desfile de Carnaval está marcado para as três horas. O cortejo vai sair do Grupo Desportivo da Feira Nova e vai percorrer as ruas da freguesia. No final haverá animação musical. A organização é do Grupo Desportivo da Feira Nova, com o apoio da Junta e Câmara.

A população de Sobretâmega, com o apoio da Junta de Freguesia vai organizar o Enterro do Entrudo. A iniciativa tem lugar amanhã, à noite, junto ao Centro Escolar de Sobretâmega.

António Orlando» in http://www.radioclube-penafiel.pt/_tamega_e_sousa__regiao_poe_a_mascara_para_celebrar_o_carnaval


(Carnaval em Gondar-2012 com CORRIDA DE TOUROS)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover