«Audiência de Pistorius adiada para sexta-feira
Oscar Pistorius, atleta sul-africano amputado das duas pernas e conhecido como “Blade Runner”, foi hoje acusado de homicídio pela morte da namorado.
«Ele irá comparecer amanhã [sexta-feira] perante o Tribunal de Instancia de Pretória. O caso foi adiado porque é necessário enviar análises de sangue», declarou um porta-voz da Procuradoria, Medupe Simasiku, à agência de notícias France Press.
Foto @AFP
Foto @AFP
A audiência está agendada para as 9h00 (06h00 de Lisboa).
A polícia sul-africana acusou hoje o atleta paralímpico Oscar Pistorius de homicídio da sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, afastando assim a hipótese de esta ter sido alvejada acidentalmente por ter sido confundida com um ladrão.
«Posso confirmar que o suspeito foi acusado de homicídio», disse o tenente-coronel Katlego Mogale após o tiroteio na casa de luxo de Pistorius em Pretória, uma formulação que exclui a tese de acidente.
Tanto a polícia como a família do atleta confirmaram que houve apenas um suspeito no caso e que o atleta tinha sido levado sob custódia, com as autoridades a negarem a fiança para libertação do atleta.
A tese de acidente havia sido inicialmente avançada pela imprensa, que revelava que Pistorius teria, alegadamente, confundido a jovem modelo Reeva Steekamp com um ladrão.
De acordo com a porta-voz da polícia Denise Beukes, em declarações a um canal de televisão sul-africana, o Procurador recusou fiança ao atleta, adiantando que “houve relatórios de incidentes domésticos na casa do atleta acusado”.
A tragédia ocorreu pelas 04h00 (01h00 em Lisboa) de hoje, Dia dos Namorados, na residência ultra segura onde vivia o atleta.
A vítima, a modelo Reeva Steekamp, de 30 anos - que apareceu em público, pela primeira vez, de braço dado com Pistorius, em novembro -, foi atingida por quatro balas e morreu no local, disse fonte policial.
«Ficámos surpreendidos com as alegações de que a vítima mortal tinha sido confundida com um ladrão. As instalações são bastante seguras… Esta é uma propriedade bastante segura. Anteriormente houve casos de incidentes domésticos na casa do acusado», disse Denise Beukes.
Beukes adiantou ainda que as autoridades falaram com os vizinhos que disseram que “ouviram coisas” no início da noite.
«O que é que vocês pretendem fazer para surpreender o vosso amor amanhã [hoje]. Estou a ficar entusiasmada com o dia dos namorados», escreveu Reeva Steenkamp na rede social Twitter.
A vítima, de 30 anos, foi atingida com quatro balas e morreu no local, precisou o porta-voz da polícia.
Oscar Pistorius fez história em Londres 2012 quando se tornou no primeiro atleta duplo amputado a competir nos Jogos Olímpicos, no entanto, não foi além das meias-finais. Cerca de quinze dias mais tarde, sagrou-se campeão paralímpico nos 400 metros.
O crime é um problema grave na Africa do Sul, onde acontecem muitos assaltos a habitações, os quais, por vezes, terminam com vítimas mortais.
Muitos sul-africanos possuem armas e equipam as casas com cercas elétricas, botões de pânico que chamam guardas fortemente armados em minutos, tudo para se protegerem dos crimes violentos.» in http://desporto.sapo.pt/atletismo/artigo/2013/02/14/audi_ncia_de_pistorius_adiada_pa.html
(Atleta Paraolímpico Oscar Pistorius é preso acusado de homicídio)
(South2North : Oscar Pistorius: Abled by his abilities)
(OSCAR PISTORIUS FUE ARRESTADO POR EL ASESINATO DE SU NOVIA)
Sem comentários:
Enviar um comentário