20/02/13

AMARANTE - A Câmara Municipal de Amarante aderiu à iniciativa “Hora do Planeta”, pelo que entre as 20:30 e as 21:30 de 23 de março vai desligar a luz no edifício dos Paços do Concelho e no Mosteiro e Ponte de S. Gonçalo!

Hora do Planeta

«Amarante adere à Hora do Planeta

AMARANTE -A Câmara Municipal de Amarante aderiu à iniciativa “Hora do Planeta”, pelo que entre as 20:30 e as 21:30 de 23 de março vai desligar a luz no edifício dos Paços do Concelho e no Mosteiro e Ponte de S. Gonçalo.

A “Hora do Planeta” é uma iniciativa da rede WWF que começou em 2007 em Sydney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as mudanças climáticas.

A 23 de março, indivíduos, empresas, governos e comunidades são convidados a desligar as suas luzes por uma hora para mostrar o seu apoio a ações ambientalmente sustentáveis.

Em Portugal a Hora do Planeta é celebrada desde 2009. Em 2012, 152 países e territórios participaram na Hora, mais de 7000 cidades e localidades juntaram-se à iniciativa e 7 países fizeram o seu desafio IWIYI (Eu faço se tu fizeres). Em Portugal 97 dos municípios aderiram e centenas de monumentos emblemáticos nacionais ficaram às escuras, como a Ponte 25 de Abril, o Mosteiro dos Jerónimos, o Cristo Rei, em Lisboa e o Convento de Cristo, em Tomar.

A Hora do Planeta é hoje uma ação verdadeiramente global que se celebra em todas as grandes metrópoles de todos os continentes.

» Racionalização de consumos desde abril de 2011

Refira-se, entretanto, que a Câmara de Amarante iniciou, em abril de 2011, em todo o concelho, um processo de racionalização de consumos de energia, que visa conseguir poupanças e eliminar desperdícios na iluminação pública.

Na implementação deste processo foram estudadas cuidadosamente as necessidades efetivas de cada área do Município, procedendo-se ao desligamento de pontos de luz não imprescindíveis, cuidando-se de não ser colocada em causa a segurança dos cidadãos.

Conforme os casos, o desligamento acontece durante toda a noite ou em períodos em que não é premente a iluminação dos locais.» in http://local.pt/amarante-adere-a-hora-do-planeta/


(Hora do Planeta 2013)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover