15/02/13

Arte Fotografia - O fotógrafo português Daniel Rodrigues, distinguido hoje pelo júri do World Press Photo, espera que o prémio lhe traga “trabalho”, porque, contou à Lusa, está desempregado desde setembro e teve que vender o seu material fotográfico!

A fotografia vencedora de Daniel Rodrigues

«Fotógrafo português premiado no World Press Photo está desempregado e sem material fotográfico

O fotógrafo português Daniel Rodrigues, distinguido hoje pelo júri do World Press Photo, espera que o prémio lhe traga “trabalho”, porque, contou à Lusa, está desempregado desde setembro e teve que vender o seu material fotográfico.

Daniel Rodrigues, de 25 anos, ganhou o primeiro prémio na categoria Vida Quotidiana do World Press Photo com uma imagem de jovens a jogar futebol num campo de terra na Guiné-Bissau.

Em declarações à Lusa, o jovem fotógrafo de Riba de Ave, Vila Nova de Famalicão, contou que está desempregado desde setembro, e que, entretanto, teve que vender o material fotográfico que possuía, “para continuar a pagar as contas”.

“Estou sem fazer nada, procuro emprego, até fora da área, em qualquer coisa”, disse.

A fotografia que lhe valeu um prémio no valor de 1.500 euros, foi tirada em março do ano passado, mas nunca foi publicada em nenhum jornal ou revista, porque “ninguém quis” comprar o trabalho.

Daniel Rodrigues, enquanto acompanhava uma missão humanitária na Guiné-Bissau, aproveitou para tirar um conjunto de fotografias de futebol.

Foi com uma seleção dessas imagens que concorreu ao World Press Photo de 2013.

“Essa foto [que venceu o prémio] é uma de um conjunto de futebol da Guiné, que enviei para o concurso na categoria de Desporto, como portefólio (com várias fotos de futebol), mas eles mudaram de categoria para ‘Daily Life’ [Vida Quotidiana]”, explicou.

Daniel espera que esta distinção lhe traga “principalmente trabalho na área” e também conseguir “ter uma máquina fotográfica, objetivas e material, para poder voltar outra vez ao fotojornalismo”, porque “as saudades já são muitas”.» in http://noticias.sapo.pt/nacional/artigo/fotografo-portugues-premiado-no-_5592.html

Entrevista:
http://www.jn.pt/multimedia/video.aspx?content_id=3055728

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover