11/02/13

Política de Emigração - O deputado do PS pela emigração, Paulo Pisco, exortou este domingo o governo a abordar as autoridades da Suíça para resolver os casos de exploração de trabalhadores portugueses no país, que vêm crescendo!



«Deputado denuncia exploração de trabalhadores portugueses na Suíça

O deputado do PS pela emigração, Paulo Pisco, exortou este domingo o governo a abordar as autoridades da Suíça para resolver os casos de exploração de trabalhadores portugueses no país, que vêm crescendo.

Na conclusão de uma visita à Suíça, em que se reuniu com representantes de sindicatos e outros membros da comunidade, o deputado socialista disse à Lusa que há "intermediários" a tirar partido do aumento da imigração portuguesa para a Suíça, retendo parte do salário dos contratados.

"Muitos recebem infinitamente abaixo daquilo que as convenções de trabalho na Suíça obrigam", disse à Lusa o deputado.

Enquanto o salário estipulado nas convenções varia entre 25 a 35 francos suíços por hora, nalguns casos o vencimento real dos trabalhadores é de "menos de 10 euros" (12,3 francos) e até "menos de cinco euros" (6,1 francos).

"É uma situação de exploração laboral clara, que provoca um `dumping" salarial e cria problemas de natureza social. É uma infração a todas as regras e leis do Estado suíço e não é aceitável que este tipo de situações ocorra", adiantou Paulo Pisco.

Nalguns casos, são empresas de portugueses a "atravessar dificuldades", que contratam conterrâneos e acabam por explorá-los, noutros os responsáveis são "intermediários com patrões suíços ou que eles próprios tem negócios", de acordo com as denúncias que têm chegado aos sindicatos.» in http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=3046262

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover