«Carrazeda de Ansiães vai promover a recriação do modo de funcionamento do antigo Moinho de Vento
A Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães promove no próximo Domingo, 24 de fevereiro, pelas 14h00, a recriação do modo de funcionamento do antigo Moinho de Vento.
O Moinho de Vento de Carrazeda de Ansiães foi construído há mais de 110 anos, apenas funcionou na primeira década da sua existência. Durante um século ficou abandonado e em 2012, a Câmara Municipal investiu cerca de 100 mil euros, comparticipados em 60% por fundos comunitários, para o transformar num imóvel de interesse didático e turístico.
Embora existam mais moinhos de vento em Trás-os-Montes e Alto Douro, o de Carrazeda de Ansiães é o único exemplar recuperado e em pleno funcionamento na região transmontana.
É para mostrar como funciona esta estrutura molineira que a autarquia agendou para o dia 24 de Fevereiro a recriação da moagem de cereal, em que participarão elementos das associações culturais das aldeias de Misquel e Luzelos.
A partir das 16h00, os participantes vão deslocar-se para os moinhos de água do Ribeiro do Coito que foram recuperados em Vilarinho da Castanheira. Aí, com o apoio da Junta de Freguesia local, será também recriado o modo de funcionamento dos moinhos de rodízio, inseridos num espaço de lazer bucólico e campestre.
As duas estruturas fazem parte de uma área mais vasta, onde existem outros moinhos e fornos de cozer pão, entre outras construções.
No final das iniciativas haverá uma merenda tradicional para todos os participantes constituída por alimentos confecionados com farinha tais como: filhós, económicos, bola de azeite, folar, biscoitos e pão centeio e trigo.
Tanto o moinho de vento como os moinhos de água, juntamente, com o castelo fazem parte do circuito turístico que a Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães vai promover no sentido de incrementar a atividade turística no concelho durante a próxima primavera e verão.» in http://noticiasdonordesteultimas.blogspot.pt/2013/02/carrazeda-de-ansiaes-vai-promover.html#.USNBZR1hiPQ
(Moinho recuperado em Carrazeda de Ansiães)
E, subitamente, recuperei um pedaço da minha mem
ResponderEliminaroria, que andava perdida. Foi o primeiro moínho que os meus olhos viram, e lembro-me de meu pai me explicar o mecanismo do seu funcionamento. É uma imagem marcante da minha infância.
Ainda bem que gostou desta recordação, Caro Alexandre!
ResponderEliminar