06/09/12

Música Portuguesa - Galandum Galundaia um grupo que vai bem às origens da música tradicional portuguesa!




Galandum Galundaina - "Fraile Cornudo"


Sebastião Antunes, Galandum Galundaina e Luís Peixoto - "Cantiga da burra"


Galandum Galundaina - "La Lhoba"


Galandum Galundaina - "Burgalesa"


«Galandum Galundaina 

Galandum Galundaina é um grupo de música tradicional mirandesa criado em 1996 com o objectivo de recolher, investigar e divulgar o património musical, as danças e a língua das terras de Miranda (mirandês). 

O grupo faz a ligação entre a antiga geração de músicos e a geração mais jovem, assegurando a continuidade da rica tradição cultural desta região, que durante anos correu o risco de se perder.

Índice [esconder] 

1 A banda 
2 Integrantes 
3 Discografia 
4 Videografia 
5 L Burro i l Gueiteiro 
6 Mirandês 
7 Ligações externas 

[editar] A banda 

Os instrumentos usados, réplicas de outros muito antigos, que mantêm o aspecto e sonoridade dos mesmos, são gaitas de fole mirandesas, flauta pastoril, sanfona, caixa de guerra, conchas de Santiago, castanholas, pandeireta, etc. 

Além da música instrumental, o grupo apresenta um repertório de música com vozes, reproduzindo fielmente as melodias tradicionais, enriquecidas com timbres, ritmos e harmonias capazes de criar emoção e, porque não, alguma modernidade. 

Os elementos do grupo nasceram e cresceram em Terras de Miranda (Fonte de Aldeia e Sendim) onde adquiriram conhecimento directo da música que interpretam através do ambiente familiar, do convívio com os velhos gaiteiros, e da consulta de velhas gravações. 

Além da tradição musical familiar, os elementos do grupo têm também formação académica na área da música. [editar]Integrantes Paulo Meirinhos: voz, bombo, gaita de foles galega, percussões tradicionais Paulo Preto: voz, gaita de foles mirandesa, sanfona, flauta pastoril e tamboril Alexandre Meirinhos: voz, caixa de guerra, percussões tradicionais Manuel Meirinhos: voz, percussões tradicionais, flauta pastoril e tamboril. Por vezes em concerto também são acompanhados por um grupo de pauliteiros. Um grupo de jovens de Fonte Aldeia, Sendim e Miranda do Douro. 

[editar]Discografia 

2001 - L Purmeiro 
2005 - Modas I Anzonas 
2009 - Senhor Galandum 

[editar]Videografia 

2006 - "Galandum Galundaina ao Vivo" 

[editar]

L Burro i l Gueiteiro Além de preservar e desenvolver a música tradicional mirandesa, os galanduns, como são conhecidos, estão comprometidos com a preservação da cultura mirandesa como um todo, aí incluídas a gastronomia, a dança, a fauna e a flora. Em especial, a subespécie de asinino conhecida como burro-de-miranda e suas variedades, autócne da região de Terra de Miranda e ameaçada de extinção. Para tanto, o Galadum Galundaina ajuda a promover o festival anual L Burro i l Gueiteiro, que é intinerante e promove atividades diversas na região mirandesa. 

[editar]Mirandês 

Integrantes do grupo Galandum Galundaina ainda se esforçam na preservação da língua mirandesa, ministrando aulas na escola pública de Miranda do Douro, onde ainda ensinam músicas tradicionais da região. 

[editar]Ligações externas 
Página oficial MySpace oficial» in http://pt.wikipedia.org/wiki/Galandum_Galundaina


"Pingacho 
Galandum Galundaina

Por beilar l pingacho, dórun-m'un rial
Por beilar l pingacho, dórun-m'un rial

beila-lo,
beila-lo picorcito
beila-lo,
que te quiero un pouquito
beila-lo,
beila-lo de lhado
de l outro ancostado
i de delantreira
tamien de traseira
ora si que te quiero morena
ora si que te quiero salada

Por beilar l pingacho, dórun-me dieç reis
beila-se de quatro i tamien de seis"

Sem comentários:

Enviar um comentário