26/09/12

Ambiente e Ecologia - As Biohaven Floating Islands são plataformas flutuantes feitas de garrafas de bebidas de polyester recicladas e de uma espuma servindo de base para o estabelecimento de bancos de papiro cujas raízes submersas atuam como um filtro de sedimentos e fornecem habitat de microrganismos aquáticos que consomem o excesso de nutrientes da água!



«Ilhas de plástico reciclado e papiro serão usadas em projeto de restauração ecológica de lago africano

As Biohaven Floating Islands são plataformas flutuantes feitas de garrafas de bebidas de polyester recicladas e de uma espuma servindo de base para o estabelecimento de bancos de papiro cujas raízes submersas atuam como um filtro de sedimentos e fornecem habitat de microrganismos aquáticos que consomem o excesso de nutrientes da água. 

O lago Naivasha é um corpo de água que se situa na zona do Vale do Rift queniano e que sofreu, ao longo dos últimos 30 anos, um processo de degradação ambiental como resultado da multiplicação por 20 da população humana, e do triplicar do número de búfalos de água que utilizam as suas margens.

Com efeito, o aumento da atividade junto deste corpo de água levou a uma destruição dos bancos de uma planta que têm um papel preponderante na manutenção deste ecossistema. 

Trata-se do papiro, uma planta aquática mais conhecida por ter sido usada para produzir o primeiro substrato de escrita, mas que, também se destaca por ter importantes funções ao nível da conservação da qualidade da água. 

Com efeito, para além de as suas raízes funcionarem como um filtro biológico ao capturar os sedimentos em suspensão na água, removem substâncias tóxicas e funcionam como habitat de microrganismos aquáticos que consomem o excesso de matéria orgânica da água, impedindo o crescimento excessivo de algas. 

Com o objetivo de restaurar a saúde ecológica do lago Naivasha foi lançado um projeto internacional que passa pela a criação de novos bancos de papiro, em ilhas de plástico flutuantes que serão colocadas na zona onde desagua o rio Malewa, maior fonte de sedimentos do lago. As Biohaven Floating Islands são constituídas pelo polyester reciclado de garrafas de bebidas unido por um tipo de espuma, e funcionam como plataforma onde serão plantados papiros. 

Para além de restaurar a qualidade da água, estas ilhas funcionarão ainda, na sua parte emersa, como habitat de aves e, na sua parte submersa, como maternidade e habitat de alimentação de peixes. 

Se o projeto, que está agora no início, se revelar bem sucedido, há planos para criar bancos de papiro semelhantes nas margens do lago. 

A restauração ecológica do lago Navaisha através da criação de bancos de papiro flutuantes é um projeto lançado pela empresa produtora de flores Finlays, financiado pelo Grupo alemãoREWE e que conta com a colaboração da empresa norte-americana Floating Islands Southeast, que fabrica das Biohaven Floating Islands

Finlays é uma das grandes produtoras de flores instalada na região e o Grupo REWE é um dos seus clientes. Estas empresas pretendem, através das ilhas de papiro, comprovar que reconhecem a a sua responsabilidade ambiental. A iniciativa é uma das ações planeadas por uma organização denominada Imarisha Naivashaconstituída para garantir o uso equitativo e sustentável dos recursos naturais na bacia do Naivasha.» in http://naturlink.sapo.pt/Noticias/Noticias/content/Ilhas-de-plastico-reciclado-e-papiro-serao-usadas-em-projeto-de-restauracao-ecologica-de-lago-africano?bl=1


(Biohaven Floating Islands)


(BioHaven Floating Island cleans water and exceeds expectations)


(How to Make a Floating Island)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover