16/09/12

F.C. do Porto História: Há exactamente 29 anos, o FC Porto estreava-se na Taça das Taças de 1983/84 em Zagreb, iniciando um percurso que terminaria na final de Basileia (1-2, frente à Juventus)!



«PENÁLTI E REDENÇÃO DE GOMES EM ZAGREB FAZEM 29 ANOS

Há exactamente 29 anos, o FC Porto estreava-se na Taça das Taças de 1983/84 em Zagreb, iniciando um percurso que terminaria na final de Basileia (1-2, frente à Juventus). Na próxima terça-feira, a capital croata volta a ser o palco da entrada em acção dos Dragões na Europa. Fernando Gomes recorda ao www.fcporto.pt o duelo de 1983, em que apontou os dois golos portistas, em Zagreb e nas Antas.

No Estádio Maksimir, a 14 de Setembro de 1983, o FC Porto perdeu então por 2-1. Na segunda mão, duas semanas depois, no dia em que o clube fazia 90 anos, Gomes apontou um dos golos mais emocionantes da carreira, ao fazer o 1-0 aos 87 minutos, garantindo o acesso dos azuis e brancos à segunda eliminatória. Mas já lá vamos. Primeiro, o bi-Bota de Ouro recorda o encontro da primeira mão: "Lembro-me bem dele por várias razões. Em primeiro lugar, fiz um penálti, o que, se não foi caso único, foi muito raro. Foi daquelas situações em que um avançado vem à defesa e só vem estorvar. Depois, tive de me redimir duas vezes".

A primeira parte da redenção ocorreu ainda na Croácia, então parte da Jugoslávia. Depois de Kranjcar ter convertido a referida grande penalidade, aos 25 minutos, Gomes fez o 1-1, aos 65, com um toque subtil que fez a bola passar por cima do guarda-redes. Infelizmente para os Dragões, Kranjcar fez o 2-1 dez minutos depois. Em casa, era preciso recuperar da desvantagem frente a uma equipa representante do poderoso futebol jugoslavo, que tinha sido campeã nacional há apenas dois anos. "Hoje o estatuto dos clubes é diferente. Na altura eram um nome importante e a Jugoslávia tinha grande prestígio", assinala Fernando Gomes.

Nas Antas, o FC Porto fez pela vida, num encontro em que teve 20 cantos a favor e inúmeras oportunidades para marcar. "É um dos jogos que recordo com mais emoção. Estávamos quase eliminados, depois de termos sido superiores, mas a bola não entrava. Depois de marcar, fui de uma baliza à outra a correr. Nem sei como tive força para fazer quase 100 metros", relembra. Após tantos ataques, foi quase milagrosa a forma como Gomes surgiu sozinho no coração da área, após um cruzamento da direita. Depois, um "vólei" perfeito colocou a bola nas redes do Dínamo.

A vitória teve a importância de lançar o FC Porto numa campanha europeia em que eliminaria sucessivamente, até à final, Glasgow Rangers, Shakhtar Donetsk e Aberdeen. "O percurso foi importante pela experiência que ganhámos para futuros desempenhos. Poucas vezes avançávamos nas competições europeias e essa final talvez tenha surgido mais cedo do que pensávamos. Tínhamos uma equipa jovem, mas já com grandes jogadores", resume.

Em relação ao jogo da próxima terça-feira, Gomes reconhece que o historial europeu é favorável ao FC Porto, mas isso "não ganha jogos". "Temos de demonstrar em campo que somos melhores", sublinha o ex-jogador, actualmente no Departamento de Scouting do clube. Quanto ao adversário, o bi-Bota de Ouro conhece algumas das suas características: o futebol croata é "tecnicamente parecido com o português" e os jogadores têm "grande capacidade de sofrimento". Os Balcãs "sempre foram uma zona onde aparecem grandes jogadores" e há ainda outra característica que se mantém há décadas: o ambiente nas bancadas. "O público apoia muito a equipa e podemos esperar muito barulho e festa", prevê.» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futfernandogomeszagreb_140912_70643.asp


(FC Porto - A Vencer Desde 1893 HD)


FC Porto 8-3 Farense (86-87)


FC Porto 4-2 Covilhã (85-86)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover