«Ponte D. Maria II
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Coordenadas: 41° 8' 26.3" N 8° 36' 34.71" O
Pilares da antiga Ponte Pênsil, no Porto
Prova atual em papel salgado a partir do calótipo de Flower
A Ponte Pênsil, originalmente denominada Ponte D. Maria II, era uma ponte suspensa que ligava as duas margens do Rio Douro, entre a cidade do Porto e Vila Nova de Gaia, em Portugal.
A sua construção foi iniciada em Maio de 1841, para comemorar o aniversário da coroação de D. Maria II, ainda que ficasse conhecida como Ponte Pênsil. A construção terminou cerca de dois anos depois do início das obras.
Com pilares de cantaria de 15 metros de altura, 150 metros de comprimento e 6 de largura, a ponte assegurava um melhoramento no tráfego entre as duas margens, substituindo a periclitante Ponte das Barcas.
Para testar a sua resistência suportou mais de 105 toneladas, peso esse constituído por cerca de 100 pipas de água. Manteve-se em funcionamento durante cerca de 45 anos, até ser substituída pela Ponte Luís I, construída ao seu lado.
Após a inauguração da Ponte Luís I, a ponte pênsil foi desmontada em 1887. Restam actualmente os pilares e as ruínas da casa da guarda militar que assegurava a ordem e o regulamento da ponte, assim como a cobrança de portagens para a sua travessia.
[editar]Ligações externas
Pilares que sustentavam a ponte Pensil na base de dados do IGESPAR
2 Pilares que sustentavam a Ponte Pênsil na base de dados SIPA do IHRU» in http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_D._Maria_II
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Coordenadas: 41° 8' 26.3" N 8° 36' 34.71" O
Pilares da antiga Ponte Pênsil, no Porto
Prova atual em papel salgado a partir do calótipo de Flower
A Ponte Pênsil, originalmente denominada Ponte D. Maria II, era uma ponte suspensa que ligava as duas margens do Rio Douro, entre a cidade do Porto e Vila Nova de Gaia, em Portugal.
A sua construção foi iniciada em Maio de 1841, para comemorar o aniversário da coroação de D. Maria II, ainda que ficasse conhecida como Ponte Pênsil. A construção terminou cerca de dois anos depois do início das obras.
Com pilares de cantaria de 15 metros de altura, 150 metros de comprimento e 6 de largura, a ponte assegurava um melhoramento no tráfego entre as duas margens, substituindo a periclitante Ponte das Barcas.
Para testar a sua resistência suportou mais de 105 toneladas, peso esse constituído por cerca de 100 pipas de água. Manteve-se em funcionamento durante cerca de 45 anos, até ser substituída pela Ponte Luís I, construída ao seu lado.
Após a inauguração da Ponte Luís I, a ponte pênsil foi desmontada em 1887. Restam actualmente os pilares e as ruínas da casa da guarda militar que assegurava a ordem e o regulamento da ponte, assim como a cobrança de portagens para a sua travessia.
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Pilares que sustentavam a ponte Pensil na base de dados do IGESPAR
2 Pilares que sustentavam a Ponte Pênsil na base de dados SIPA do IHRU» in http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_D._Maria_II
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