30/09/12

Liga Zon Sagres: Rio Ave 2 vs F.C. do Porto 2 - Dragões displicentes deixam dois pontos em Vila do Conde!



«JACKSON EVITOU O MAL MAIOR

Jackson, a um minuto do final, evitou o mal maior. E fê-lo, estranhamente, num jogo que o FC Porto dominou, sem, no entanto, o saber “fechar”, permitindo, inclusive, a reviravolta impensável. Em pouco mais de cinco minutos, correu para recuperar a vantagem, mas não conseguiu melhor do que o empate (2-2), instantes depois de Kleber ter sido derrubado na área, sem direito ao penálti correspondente.

Entre oscilações de ritmo e intensidade, o ascendente portista foi, basicamente, uma constante. Nem sempre tão óbvio como o resultado da consulta dos números, que, entre outros dados, reconheciam ao campeão 64 por cento de posse de bola, mas ainda assim suficiente para justificar a vantagem ao intervalo, materializada por um herói improvável.

Houve variáveis, é certo. Ao ponto até de Helton ter sido obrigado a brilhar bem antes de Miguel Lopes ter apontado o primeiro golo com a camisola do FC Porto, que foi também o primeiro do jogo. Aos 33, a cobrança quase perfeita de um livre directo por James não se limitou a permitir a defesa incompleta de Oblak, que foi também a melhor possível face às circunstâncias. O remate do colombiano proporcionou ainda a conclusão, igualmente improvável, de Miguel Lopes, que marcou de cabeça, na zona do ponta-de-lança.

Previsível foi só a reacção vila-condense. Mais determinada na segunda parte e insuficiente para retirar da condução do jogo o FC Porto, frequentemente mais perto do 2-0 do que de conceder o empate, que, no entanto, aconteceria num lapso de Maicon. Aproveitou-o Tarantini, que, pouco depois, completaria a reviravolta, marcando aos 78 e aos 85 minutos.

Se o empate já parecia injusto de sobra, a iminência da derrota precipitou o bicampeão na direcção da baliza adversária. Pelo menos, para evitar um mal maior. Conseguiu-o aos 89 minutos, por intermédio de Jackson Martínez e com Miguel Lopes outra vez no lance, mas já depois de Kleber ter sido derrubado na grande área adversária, quando já preparava o remate.

FICHA DE JOGO

Liga, quinta jornada
29 de Setembro de 2012
Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde

Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal)
Assistentes: Venâncio Tomé e Mário Dionísio
Quarto árbitro: Nuno Roque

RIO AVE: Oblak; Lionn, Marcelo, Nivaldo e Edimar; Tarantini, Wires e Filipe Augusto; Braga, João Tomás e Esmael.
Substituições: Wires por Ukra (68m), Filipe Augusto por André Vilas Boas (86m) e Esmael por Vítor Gomes (90m)
Não utilizados: Ederson, Jeferson, Diego e Del Valle
Treinador: Nuno Espírito Santo

FC PORTO: Helton (cap.); Miguel Lopes, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Defour, João Moutinho e Lucho; James, Jackson Martínez e Atsu
Substituições: Lucho por Fernando (64m), Atsu por Varela (64m) e Defour por Kleber (83m)
Não utilizados: Fabiano, Danilo, Castro e Mangala
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Miguel Lopes (33m), Tarantini (78m e 85m) e Jackson Martínez (89m)
Cartão amarelo: Wires (11m), Braga (66m), Varela (69m), Tarantini (90+1m)» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futrioavefcpcro_290912_71013.asp


Liga Portuguesa 12/13 (5ªJ): Rio Ave 2-2 FC Porto (29-09-2012)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover