12/09/12

Floresta - Inserida na rede Aldeias do Xisto, a aldeia de Ferraria de São João (Penela) decidiu lançar um programa de adopção de 87 sobreiros que estão incluídos num sobreiral centenário que já teve mais de 200 exemplares!

Sobreiral centenário que já teve mais de 200 exemplares

«Há 87 sobreiros para adopção nas Aldeias do Xisto

Adoptantes ajudam a preservar património cultural e beneficiarão de venda de cortiça.

Sobreiral centenário que já teve mais de 200 exemplares.

Inserida na rede Aldeias do Xisto, a aldeia de Ferraria de São João (Penela) decidiu lançar um programa de adopção de 87 sobreiros que estão incluídos num sobreiral centenário que já teve mais de 200 exemplares. As árvores foram adquiridas pelos moradores locais, com o objectivo de defender a espécie (Quercus suber) protegida por lei e o património cultural da aldeia, para além de ajudar a cativar a atenção de futuros visitantes.

Os exemplares, da família do carvalho e dos quais de extrai a cortiça, foram divididos em tipologias distintas (pequeno, médio e grande), tendo em conta o tamanho e a idade, sendo que o valor da adopção corresponde a 40, 60 e 80 euros respectivamente. Assim, e durante nove anos, o adoptante poderá personalizar o seu sobreiro com iniciais ou símbolos pintados e beneficiar de uma parte do valor da venda da cortiça.

O acto formal de adopção dos sobreiros irá decorrer no próximo dia 23 de Setembro, inserido no programa «A pé pelos caminhos do Xisto 2012», e contará com a realização de um piquenique.

A aldeia que fica alcandorada numa crista quartzítica, no extremo sul da serra da Lousã, tem como ex-líbris os antigos abrigos dos animais. Perto de Casal de S. Simão, o local tira hoje partido da presença de novos vizinhos para recuperar antigas tradições, festas populares e religiosas, e pode ver-se uma espécie de união harmoniosa entre o xisto e o quartzo.

Este projecto é de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela Adxtur – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria com 21 municípios da Região Centro e com cerca de cem operadores privados.» in http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=55509&op=all


(Sobreiro está em perigo)


(Biosfera - Entrevista João Candeias)


(Documentário Sobreiro: Pr. José Messias em Portugal)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover