08/09/12

Amarante - O presidente da Câmara de Amarante, Armindo Abreu (PS), deu hoje 15 dias para o Governo explicar a razão de o novo hospital, um investimento de 30 milhões de euros, não abrir, apesar de estar pronto "há quase um ano"!



«Autarca de Amarante dá 15 dias para o Governo explicar porque não abre o novo hospital

O presidente da Câmara de Amarante, Armindo Abreu (PS), deu hoje 15 dias para o Governo explicar a razão de o novo hospital, um investimento de 30 milhões de euros, não abrir, apesar de estar pronto "há quase um ano".

"Se não obtiver resposta, vou tomar uma posição muito forte", prometeu, em declarações à Agência Lusa.

O autarca recorda os sucessivos atrasos na obra e o facto de, em maio, ter aberto a consulta externa de psiquiatria no novo hospital, com a promessa de que, até setembro, entrariam em funcionamento as demais valências.

"Pelo que sei, nem sequer abriram concurso para o equipamento e terão perdido já fundos comunitários", disse o edil, perguntando:

"Quem vai assumir a responsabilidade do que se está a passar?"

Armindo Abreu diz-se também "enganado" neste processo, nomeadamente no acordo que fez em 2006 com o Governo, qualificando a postura da atual tutela da saúde como "inadmissível".

O edil reafirmou hoje que se a programação funcional prevista para o novo hospital não for cumprida exigirá ao Governo a devolução dos 750 mil euros investidos pelo município.

O presidente da câmara refere-se ao investimento da autarquia na aquisição dos terrenos e na construção dos acessos ao hospital.

No acordo de 2006, o ministério liderado por Correia de Campos comprometia-se a construir uma nova unidade hospitalar de proximidade, com hospital de dia e cirurgia de ambulatório, num investimento de cerca de 40 milhões de euros. 

Em contrapartida, a autarquia aceitava disponibilizar o terreno e assumir a construção dos acessos, num investimento de cerca de 750 mil euros.

Hoje, à Lusa, o autarca queixa-se de falta de informação, criticando a administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, liderada por José Luís Catarino, e a própria Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).

"Espero que haja ainda alguém com discernimento para pôr o equipamento a funcionar", disse.

A Lusa tem tentado, nos últimos dias, sem sucesso, esclarecimentos sobre o novo hospital de Amarante junto do CHTS, ARS-N e Ministério da Saúde.» in http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=585253&tm=8&layout=121&visual=49
--------------------------------------------------------------------------------------
Eu apoio, não podemos confiar na boa Fé dos Políticos de Lisboa, tipo a Doutora Ana Paula Vitorino! Ainda vem aí o sucateiro de Ovar e leva o alumínio todo... 
Nem uma palavra para a irresponsabilidade do governo anterior, que lançou obras a esmo, sem dotação orçamental e que agora estamos a pagar bem, pois deixou o País intervencionado pela Troika...
Mas força Dr. Armindo Abreu, Amarante sempre em primeiro lugar, concordo em pleno!

Sem comentários:

Enviar um comentário