30/09/12

Amarante - Casa de Pousada, Fregim, mais um local de repasto e dormida para os viajantes da Antiga Estrada Pombalina!

DSC03175


(Casa de Pousada em Fregim, Amarante) 

Esta casa em Fregim, não confundir com a casa em frente pertença dos herdeiros do Comendador José de Abreu e antes do Visconde da Granja; pertence aos herdeiros do Sr. Sousa, figura que ainda conheci em vida. 

Nesta casa era então possível encontrar os locais de amarração dos cavalos, os seus bebedouros e demais estruturas de apoio aos antigos viajantes da Estrada Pombalina, que atravessava Fregim, na ligação da Cidade do Porto ao Alto Douro. Tem uma enorme cozinha antiga e uma grande sala de estar, com muitos aposentos para dormir, o que serviu, por certo, a sua vocação inicial.

Quem ler as "Vinte Horas de Liteira" de Camilo Castelo Branco, poderá verificar a sua passagem por este local, chegando mesmo a contar a história de Manoel da Mó, com a sua ânsia de ganhar dinheiro no Brasil, que saiu frustrada. Ainda me recordo em miúdo da importância desta estrada, antes da construção da auto estrada A4, com muita gente a atalhar caminho até Vila Meã através deste antigo itinerário, o que lhe trazia um tráfego muito grande. 

Depois das últimas obras efetuadas na estrada da Mó, com melhoramentos significativos, esta estrada manteve o piso em paralelepípedo e muito bem, na minha modesta opinião, mas com a péssima qualidade das obras de saneamento realizadas, ficaram enormes lombas e alguns buracos, o que a torna muito pouco convidativa.

O trânsito nesta importante via do passado, é  agora residual, quase só local... trata-se, no entanto, de uma estrada, mandada construir pelo Marquês do Pombal, cheia de História e com muitas estórias!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover