03/08/21

Desporto Canoagem - O português Fernando Pimenta conquistou a medalha de bronze em K1 1000 metros nos Jogos Olímpicos de Tóquio, sendo a terceira medalha para Portugal na competição.


«Fernando Pimenta conquista medalha de bronze

O português Fernando Pimenta conquistou a medalha de bronze em K1 1000 metros nos Jogos Olímpicos de Tóquio. É a terceira medalha para Portugal na competição.

Depois de nas meias-finais ter conseguido o recorde olímpico, as expectativas por uma medalha para Fernando Pimenta ficaram ainda mais altas e o português acabou mesmo por fazer a festa. A final, que começou com uma falsa partida, foi recheada de emoção e foi mesmo preciso recorrer ao "photo finish" para perceber quem ocuparia o segundo e terceiro lugares.

O húngaro Balint Kopasz, que dominou toda a prova, terminou em 3m20,643s e foi o grande vencedor à frente do magiar Adam Varga (3m22,431s), que acabou por alcançar o português em cima da meta, e Fernando Pimenta não conseguiu a medalha de prata por 47 milésimos de segundos.

"Acima de tudo sinto-me feliz. Não consegui vencer, eles foram mais rápidos e fizeram uma grande prova, mas eu também dei o meu melhor e saio daqui de consciência tranquila. Demonstrei o meu valor. Não posso estar mais feliz, a minha carreira ainda agora começou e tenho de continuar a trabalhar mais e melhor. Depois de ter feito uma semifinal a gerir e a bater o recorde olímpico... estou aqui para representar os portugueses da melhor forma possível. Mas isto ainda não acabou. O Pimenta está cá para as curvas, quero voltar aos Jogos Olímpicos e já comecei a pensar em 2024. Enquanto tiver força, os portugueses podem contar comigo. Obrigada a todos", disse Pimenta à RTP.

O canoísta de 31 anos promete "luta" em Paris2024 para juntar o desejado ouro ao bronze em K1 1.000 metros de Tóquio2020 e à prata em K2 1.000 em Londres2012.

"Acredito que é possível e continuo a querer ser campeão olímpico. Ter as três cores de medalhas. E vou estar cá para lutar por esse sonho e objetivo, conquistar mais êxitos para Portugal", disse o atleta, na conferência de imprensa após a final dos Jogos Olímpicos.

O beijo e a chucha

Quando o português foi chamado para receber a medalha, ajoelhou-se e beijou o pódio. De seguida, o canoísta retirou do bolso uma chucha, que colocou na boca, partilhando este pódio com o da paternidade, que tem o nome de Margarida de Sousa Pimenta.

O atleta português recebeu depois a medalha, que também beijou, e mostrou-a a todos os presentes no Sea Forest Waterways, antes de a colocar ao peito.

Com este triunfo, Portugal já conquistou três medalhas nestes Jogos Olímpicos, depois do bronze de Jorge Fonseca (judo) e Patrícia Mamona (triplo salto). O nosso país passou a contar com um total de 27 medalhas em Jogos Olímpicos (quatro de ouro, nove de prata e 14 de bronze), duas das quais na canoagem, ambas com a participação de Fernando Pimenta, que integra agora o restrito grupo de atletas lusos com dois pódios no maior evento desportivo mundial.» in https://www.jn.pt/desporto/fernando-pimenta-conquista-medalha-de-bronze-em-toquio-14001445.html

(Fernando Pimenta é bronze na canoagem | Portugal)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover