13/12/23

UEFA Youth League, Grupo H, 6.ª jornada: F.C. do Porto 2 vs Shakhtar 0 - A equipa de sub-19 do FC Porto concluiu o Grupo H da Youth League na primeira posição e apurou-se diretamente para os oitavos de final da competição.



«VITÓRIA NO JOGO E NO GRUPO 
13 DE DEZEMBRO DE 2023 16:29

FC Porto bateu o Shakhtar (2-0) e terminou à frente do Barcelona na Youth League.

A equipa de sub-19 do FC Porto concluiu o Grupo H da Youth League na primeira posição. Frente ao Shakhtar Donetsk, na sexta e última jornada, os portistas impuseram-se por 2-0 e igualaram os 15 pontos do Barcelona - que havia vencido momentos antes em Antuérpia (3-0) mas perdido o confronto direto na ronda anterior. Assim sendo, os azuis e brancos seguem diretamente para os oitavos de final e evitam disputar o play-off de acesso à fase a eliminar.

Nuno Capucho fez duas alterações ao onze que havia goleado em La Masia, retirou Diogo Fernandes e o amarelado Ussumane Djaló e entregou as redes a Gonçalo Ribeiro e o meio-campo a João Teixeira, mas os espetadores tiveram de esperar 43 minutos para verem ação junto das balizas: Anha Candé, após centro de André Oliveira, forçou o guardião forasteiro a intervir para manter o nulo que durou até ao intervalo.

O recomeço foi perfeito. Logo ao minuto 46, Martim Fernandes sobrepôs-se a Gonçalo Sousa e cruzou para Anha Candé inaugurar o marcador do Estádio de Pedroso. Nem cinco minutos volvidos, um lance tirado a papel químico entre Martim e Rodrigo Mora quase teve o mesmo desfecho, não fosse o excesso de força e a falta de pontaria do número 10.

Mora redimiu-se à passagem da hora de jogo, quando aproveitou um desvio da defensiva ucraniana para se colar ao autor do 1-0 no topo da lista dos artilheiros, com cinco remates certeiros na prova. A oportunidade seguinte pertenceu a Dinis Rodrigues, porém Barchenko travou o remate do lateral ambidestro a atuar sobre a esquerda. 

Foi já com Bernardo Ferreira, Mariano Regal e Gil Martins nos lugares de Dinis, João Teixeira e Mora que Candé ficou a centímetros de fazer o terceiro da tarde, não fosse o poste ter-lhe negado o bis. Fábio Amaral rendeu Martim Fernandes, Cardoso Varela fez o mesmo a Jorge Meireles e tornou-se no atleta mais novo de sempre a representar uma equipa portuguesa na Liga dos Campeões de juniores, com 15 anos e um mês, mas o placard não se alterou e os Dragões terminaram os “grupos” entre os participantes com mais pontos (15), apenas atrás do Copenhaga (18) no total de golos marcados (17).

“Estava com algum receio deste jogo, porque o Shakhtar é uma equipa perigosa que joga bem. O mais importante era nunca deixarmos de ser quem somos, pensando que o jogo ia ser fácil depois do que aconteceu em Barcelona. Isso viu-se na entrada da segunda parte, conseguimos dois golos e a vitória é completamente justa. Estes miúdos sabem que são os responsáveis pela formação do FC Porto e mereceram este resultado, quando jogam desta maneira é um prémio justo. Estão inseridos num clube em que podem crescer com bases boas em todos os escalões, nós abrimos-lhes as portas para conseguirem demonstrar o seu talento, mas o mais importante é o crescimento coletivo. Só em fevereiro é que voltamos a pensar na Youth League, mas assim eles ficam mais perto de concretizarem o sonho de jogar no Dragão”, declarou Nuno Capucho após o término da contenda.

Segue-se uma curta deslocação até Lourosa, para defrontar o Lusitânia, na 17.ª jornada do campeonato (sábado, 15h00).


FICHA DE JOGO


FC PORTO-FC SHAKHTAR, 2-0

UEFA Youth League, Grupo H, 6.ª jornada

13 de dezembro de 2023

Estádio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia


Árbitro: Marek Radina (Chéquia)

Assistentes: Lukas Machac e Jan Váňa (Chéquia)

Quarto árbitro: Miguel Fonseca (Portugal)


FC PORTO: Gonçalo Ribeiro; Martim Fernandes, Gabriel Brás (cap.), Luís Gomes, Dinis Rodrigues, André Oliveira, João Teixeira, Rodrigo Mora, Gonçalo Sousa Jorge Meireles e Anha Candé

Substituições: Dinis Rodrigues por Bernardo Ferreira (70m), João Teixeira por Mariano Regal (70m), Rodrigo Mora por Gil Martins (70m), Martim Fernandes por Fábio Amaral (82m) e Jorge Meireles por Cardoso Varela (88m)

Não utilizados: Diogo Fernandes; Tiago Andrade

Treinador: Nuno Capucho


FC SHAKHTAR: Barchenko; Drozd, Bashmarin, Dankovskyi, Oharkov, Losenko, Smetana, Tsukanov (cap.), Yushchenko, Lomaha e Savin

Substituições: Savin por Demchenko (45m), Lomaha por Tryfanenko (51m), Dankovskyi por Sheleketa (70m), Smetana por Yanovich (70m) e Tsukanov por Kostrytsia (78m)

Não utilizados: Kravets; Halonskyi

Treinador: Oleksiy Byelik


Ao intervalo: 0-0

Marcadores: Anha Candé (46m) e Rodrigo Mora (62m), 

Disciplina: cartão amarelo a Drozd (52m), Luís Gomes (68m), Jorge Meireles (78m), Yushchenko (78m) e Losenko (82m)» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20231213-pt-vitoria-no-jogo-e-no-grupo


Resumo do jogo: https://www.fcportotv.com/app/watch/220944857?play=true


#fcporto    #uefayouthleague    #primeiros    #grupoh    #oitavosdefinal    

#apuramento    #direto    #anhacandé    #rodrigomora


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover