18/12/23

História e Arqueologia - Um estudo recente, conduzido na Universidade de Gotemburgo, na Suécia, revelou que a prática de odontologia durante a Era Viking era surpreendentemente avançada.



«Os dentistas Vikings eram surpreendentemente avançados

Um estudo recente, conduzido na Universidade de Gotemburgo, na Suécia,  revelou que a prática de odontologia durante a Era Viking era surpreendentemente avançada.

Uma equipa de investigadores analisou os dentes de indivíduos sepultados em Varnhem, na Suécia, uma região conhecida pelas suas escavações arqueológicas das eras Viking e medieval, cujas condições ambientais permitiram a boa conservação dos esqueletos encontrados.

A pesquisa, que examinou 3.293 dentes de 171 indivíduos, revelou evidências de que os indivíduos tinham cáries generalizadas e sofriam de dores de dentes, e que os Vikings usavam técnicas dentárias surpreendentemente sofisticadas.

O estudo, publicado na passada terça-feira na revista PLOS ONE, mostrou que 49% da população Viking tinha pelo menos uma cárie, e 13% dos dentes adultos apresentavam sinais de várias cáries, principalmente nas raízes.

No entanto, crianças com dentes de leite ou com uma combinação de dentes de leite e dentes adultos estavam completamente livres de cáries.

Apesar da prevalência de problemas dentários, a pesquisa também descobriu sinais de tentativas de resolver estes problemas. Foram encontradas evidências de uso de palitos de dente, indícios de limagem dos dentes da frente e até mesmo tratamentos dentários para dentes infetados.

Uma descoberta particularmente intrigante foi a presença de orifícios limados nos molares, provavelmente perfurados para aliviar a pressão e aliviar dores de dentes severas causadas por infeções.

Essa técnica é surpreendentemente semelhante às práticas dentárias modernas que envolvem perfurar dentes infetados.

Os autores do estudo sugerem que os Vikings podem ter usado essas técnicas dentárias por conta própria ou procurado a ajuda de profissionais especializados. Os dentes da frente limados, encontrados exclusivamente em homens, podem ter servido como forma de identificação ou marcador de estatuto social.

“Estes resultados mostram que os Vikings estavam não só cientes dos problemas dentários, mas também tinham conhecimento de técnicas para lidar com eles”, diz Carolina Bertilsson, autora principal do estudo, em nota publicada no site da Universidade de Gotemburgo.

“Este conhecimento, juntamente com as tentativas evidentes de manter uma boa saúde bucal, indica que os dentes tinham grande importância na cultura Viking”, conclui a investigadora.

ZAP //» in https://zap.aeiou.pt/os-dentistas-vikings-eram-surpreendentemente-avancados-572732


(COMO ERA A VIDA E A HIGIENE DOS VIKINGS)


#história    #arqueologia    #universidade    #gotemburgo    #suécia    #vikings    

#varnhem    #odontologia    #tratamentodentes    #investigação    #carolinabertilsson

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover