17/12/23

Arte Religião - A Bíblia não menciona a presença de um burro e um boi no nascimento de Jesus Cristo, mas várias interpretações da Natividade incluem os animais.



«A Bíblia não refere animais no nascimento de Jesus, mas os presépios incluem-nos. Porquê?

A Bíblia não menciona a presença de um burro e um boi no nascimento de Jesus Cristo, mas várias interpretações da Natividade incluem os animais.

Em lares ao redor do mundo, decorações de Natal incluem representações da Natividade. Ornamentos, presépos, cartões e artesanatos caseiros perpetuam uma tradição que remonta ao início do Cristianismo.

Segundo a Britannica, as primeiras representações da Natividade datam do século IV, mas os detalhes evoluíram significativamente ao longo dos milénios. De facto, a conceção moderna e popular da cena não se alinha completamente com os evangelhos, relata o Grunge.

Os próprios evangelhos têm discrepâncias entre si sobre o nascimento de Jesus. Dois deles, incluindo Marcos — considerado o mais antigo — não mencionam o seu nascimento. A história da Natividade é encontrada em Mateus e Lucas, embora nenhum dos livros contenha todos os elementos populares.

Mateus menciona os três reis magos, a estrela e a ameaça do Rei Herodes; Lucas fala do presépio e dos pastores. As tendências estéticas e teológicas prevalecentes determinaram quais aspetos da Natividade foram incluídos na arte, e alguns elementos foram ocasionalmente proibidos pela igreja por violarem a doutrina.

Entre as características da Natividade que enfrentaram proibição estava a presença de animais, tipicamente um boi e um burro, que remonta às primeiras representações e não é mencionada em nenhum dos evangelhos.

O Papa Bento XVI, no seu livro “Jesus de Nazaré: As Narrativas da Infância”, atribuiu a presença deles a menções de ambos os animais noutras partes da Bíblia. Bento XVI foi consideravelmente mais recetivo do que alguns dos seus predecessores, garantindo que os animais ficassem nas representações da Natividade do Vaticano.

O Livro de Pseudo-Mateus incorpora elementos dos evangelhos de Mateus e Lucas, embora os eventos sejam rearranjados. Conforme Lucas, José e Maria viajaram para Belém para um censo, e um anjo informou os pastores sobre o nascimento de Cristo.

Segundo Mateus, três reis magos vieram prestar homenagem a Jesus após seu nascimento, e o Rei Herodes procurou a morte da criança. Mas Pseudo-Mateus inclui o burro que Maria montou a caminho de Belém e até tem um anjo ordenando que o animal se levante e leve Maria a um abrigo numa caverna.

Em Pseudo-Mateus, o burro de Maria e os bois de um estábulo amaram Jesus à primeira vista após visitá-lo. Animais raramente associados à Natividade ou ao Natal, como dragões, panteras e leões, também expressaram amor por Cristo.

Enquanto se escondiam noutra caverna de Herodes, Jesus e a sua família encontraram dragões, que o jovem Jesus rapidamente domesticou. Quando a sua família voltou ao deserto, foram acompanhados por panteras e leões, que amaram Cristo como o boi e o burro.

Segundo a professora Vanessa Corcoran, o Livro de Pseudo-Mateus, também conhecido como o Evangelho da Infância de Mateus, data do século VII. Corcoran credita o livro como o primeiro a incluir animais na Natividade. Mas a imagem popular — um boi e um burro ao lado de pastores, três reis magos, José e Maria e Jesus — terá nascido das cenas da Natividade ao vivo popularizadas por São Francisco de Assis no século XIII.

Francisco visitou Israel entre 1219 e 1220 e provavelmente foi essa visita que o inspirou a encenar uma representação ao vivo da Natividade em 1223. Com permissão do Papa Honório III, organizou a cena numa caverna fora de Greccio, Itália, naquele Natal.

O boi e o burro eram reais, mas Jesus foi representado por um boneco. Pelo menos uma testemunha relatou uma visão do boneco como o verdadeiro menino Jesus nos braços de Francisco, a chorar lágrimas reais, e o feno usado na cena foi posteriormente relatado como proporcionando curas a animais e pessoas.

ZAP //» in https://zap.aeiou.pt/biblia-animais-nascimento-jesus-presepios-572750


(O primeiro presépio da História)

(O Menino Jesus: A História da Natividade)

(História e significado do presépio na cena que retrata o nascimento de Jesus.)

#religião    #presépio    #nascimentodecristo    #representação    #animais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover