29/12/23

Monumentos Nacionais - A Rede de Monumentos do Vale do Varosa entrou em pleno funcionamento, com a inauguração dos Centros Interpretativos do Convento de Santo António de Ferreirim, em Lamego



«Convento de Ferreirim integra Rede de Monumentos do Vale do Varosa

A Rede de Monumentos do Vale do Varosa entrou em pleno funcionamento, com a inauguração dos Centros Interpretativos do Convento de Santo António de Ferreirim, em Lamego, e do Mosteiro de São João de Tarouca, presidida pelo Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes. O governante aponta este projeto como um exemplo da dinâmica cultural que deve ser implantada em todo o país, através da criação de “redes de colaboração que são absolutamente essenciais”. Dinamizado pelo Museu de Lamego, este projeto integra ainda o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, a Capela de São Pedro de Balsemão e a Ponte Fortificada de Ucanha.

A monumentalidade e o elevado valor arquitetónico do Convento de Santo António de Ferreirim e do seu espólio artístico ganham assim uma nova atratividade com a instalação de um centro interpretativo no interior do imóvel. O novo serviço está dotado com moderno equipamento multimédia que narra a história do antigo mosteiro franciscano, dando especial enfoque às pinturas dos “Mestres de Ferreirim”.

Na sessão de inauguração do Centro Interpretativo do Convento de Ferreirim, Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego, sublinhou que “muito mais importante do que a rede física, é a rede de colaboração, de confiança, de entreajuda que se tem estabelecido entre um conjunto de entidades”, como as autarquias, a Direção Regional de Cultura, o Museu de Lamego, o Museu do Douro e a Diocese de Lamego. O autarca afirmou ainda que, apesar de se tratar de monumentos situados em dois concelhos distintos, este é um “território sem fronteiras”, porque o que importa é que os turistas conheçam a região, passem a palavra e dinamizem “as estruturas económicas, que vivem muito à custa do turismo”.

Alertando que o atual turismo do Douro ainda é “muito excursionista”, Francisco Lopes referiu a necessidade de se prolongar a estadia dos turistas na região, nomeadamente através da cultura. Neste âmbito, lamentou que “nem tudo está feito”, ilustrando com os casos do “Museu de Lamego, riquíssimo, mas que peca por ter uma estrutura física bastante ultrapassada”, da igreja anexa ao Convento de Santa Cruz, “que necessita urgentemente de requalificação” e também da Capela de Nossa Senhora dos Meninos, no Bairro da Ponte.

Fonte: www.cm-lamego.pt» in http://noticiasdelamego.com/2016/07/convento-ferreirim-integra-rede-monumentos-do-vale-do-varosa/


(CONVENTO DE SANTO ANTÓNIO DE FERREIRIM)

(Convento de Ferreirim - Lamego)

(monumento@monumento | Convento de Santo António de Ferreirim)


"Eu Subi ao Monte
Canção de Grupo Renascer

Eu subi ao monte, pedi um milagre a virgem Maria
Para me ajudar, nada me faltar no meu dia à dia
Eu subi ao monte, pedi um milagre a virgem Maria
Para me ajudar, nada me faltar no meu dia à dia

Eu subi ao monte pertinho da cruz
P'ra beijar Teus pés, ó Meu bom Jesus
Eu subi ao monte pertinho da cruz
P'ra beijar Teus pés, ó Meu bom Jesus

No alto do monte, olhei para Virgem com amor profundo
P'ra acabar com a guerra, que alguém desespera e dê paz ao mundo
No alto do monte, olhei para Virgem com amor profundo
P'ra acabar com a guerra, que alguém desespera e dê paz ao mundo

Eu subi ao monte pertinho da cruz
P'ra beijar Teus pés, ó Meu bom Jesus
Eu subi ao monte pertinho da cruz
P'ra beijar Teus pés, ó Meu bom Jesus

A Virgem eu peço sua proteção, é de lamentar
O mundo qu' existe, tudo esta tão triste que me faz chorar
A Virgem eu peço sua proteção, é de lamentar
E o mundo qu' existe, tudo esta tão triste que me faz chorar

Eu subi ao monte pertinho da cruz
P'ra beijar Teus pés, ó Meu bom Jesus
Eu subi ao monte pertinho da cruz
P'ra beijar Teus pés, ó Meu bom Jesus

Eu já tenho medo de viver num mundo, num mundo assim
O mundo mudou, tudo acabou está chegar ao fim!
Eu já tenho medo de viver num mundo, num mundo assim
E o mundo mudou, tudo acabou está chegar ao fim!

Eu subi ao monte pertinho da cruz
P'ra beijar Teus pés, ó Meu bom Jesus
Eu subi ao monte pertinho da cruz
P'ra beijar Teus pés, ó Meu bom Jesus

Eu subi ao monte pertinho da cruz
P'ra beijar Teus pés, ó Meu bom Jesus
Eu subi ao monte pertinho da cruz
P'ra beijar Teus pés, ó Meu bom Jesus"


#lamego    #conventodeferreirim    #valedovarosa    #centrointerpretativo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover