15/12/23

História - Alguns visitantes do Museu da Bomba Atômica de Hiroshima acreditam que as pessoas foram instantaneamente vaporizadas pela explosão nuclear, deixando apenas as suas sombras para trás.



«O que são as “sombras” deixadas para trás em Hiroshima? 

As “sombras” foram causadas por objetos que absorveram a intensa energia da bomba atómica, enquanto a força da bomba branqueou a área circundante.

No início deste ano, foi revelado que muitas pessoas tinham uma ideia errada sobre os corpos de pedra de Pompeia, acreditando que eram corpos reais e antigos. Ao contrário dessa crença, essas figuras de pedra são, na verdade, moldes de gesso criados nos moldes deixados pelos corpos cobertos por material vulcânico durante a erupção de 79 d.C.

“O material do vulcão cobriu os corpos dos mortos, endurecendo-os e solidificando-os. À medida que a carne, os órgãos internos e as roupas se decompunham gradualmente, um vazio foi deixado. Não demorou muito para que se visse que derramar gesso de Paris naquele vazio criaria um molde de gesso que era uma réplica exata do corpo”, explica Mary Beard, professora de clássicos da Universidade de Cambridge, num artigo para a BBC Magazine.

Uma confusão semelhante rodeia as sombras encontradas e preservadas em Hiroshima após o bombardeamento atômico a 6 de agosto de 1945. Alguns visitantes do Museu da Bomba Atômica de Hiroshima acreditam que as pessoas foram instantaneamente vaporizadas pela explosão nuclear, deixando apenas as suas sombras para trás.

No entanto, não é esse o caso. A Dr.ª Minako Otani, professora emérita na Universidade de Hiroshima, explicou que, embora os corpos humanos possam ser queimados ou carbonizados, a vaporização completa requer uma quantidade imensa de energia, e alguns restos, como ossos, ainda seriam deixados.

As “sombras” observadas em Hiroshima não são restos vaporizados de pessoas, mas são causadas por objetos que absorveram a intensa energia da bomba atómica. Estes objetos, sejam humanos, animais ou inanimados, bloquearam a energia, enquanto a força da bomba branqueou a área circundante. Este fenómeno criou um efeito semelhante a uma sombra, mas na verdade a área circundante é que foi alterada, explica o IFLScience.

Foram feitos esforços para preservar estas impressões históricas significativas. O Museu Memorial da Paz de Hiroshima abriga uma exposição intitulada “Sombra Humana Gravada em Pedra“, que exibe os degraus de pedra onde alguém se sentou em 6 de agosto de 1945 e foi provavelmente morto instantaneamente. A identidade da pessoa permanece desconhecida.

Estes esclarecimentos sobre a natureza das sombras em Hiroshima lançam luz sobre os aspetos frequentemente mal compreendidos destes eventos históricos.

ZAP //» in https://zap.aeiou.pt/sombras-deixadas-hiroshima-571966


(As aterrorizantes sombras humanas gravadas pelas bombas atômicas lançadas no Japão)

#história    #hiroshima    #bombaatómica    #sombras     #vaporizado

Sem comentários:

Enviar um comentário