28/12/23

Arte Religiosa - Viajemos agora até à serra de Leomil, onde encontramos o primeiro mosteiro cisterciense fundado em Portugal: São João de Tarouca, localizado no concelho de Tarouca, Viseu.



«Mosteiro de São João de Tarouca

Viajemos agora até à serra de Leomil, onde encontramos o primeiro mosteiro cisterciense fundado em Portugal: São João de Tarouca, localizado no concelho de Tarouca, Viseu.

Construído em 1154, motivado por uma promessa de Dom Afonso Henriques – mas no caso relacionada com a vitória na batalha de Trancoso – sofreu várias transformações durante o século XVII e o que encontramos hoje em dia é uma estranha quimera arquitetónica que cruza elementos da planta românica original, de um gótico que foi acrescentado posteriormente e também alguns aspetos barrocos. É um bocadinho como fazer uma viagem no tempo na monumentalidade religiosa portuguesa.

Além das várias pinturas religiosas, o Mosteiro alberga um enorme dormitório de dois pisos, raro na Península Ibérica, e apesar do desgaste derivado de ter sido explorado pela pedra das suas paredes, o que foi muito comum a outros mosteiros depois de 1834 (com o decreto que extinguiu as ordens religiosas em Portugal).

Encontra-se aqui também o Mausoléu de Dom Pedro Afonso, filho bastardo de Dom Dinis. Apesar de alguns dos edifícios estarem ainda em ruínas, a envolvência natural do vale mantêm São João de Tarouca como um local agradável de visitar. Se quiser estender a visita religiosa, existem perto o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas e o Convento de Santo António de Ferreirim.» in https://www.nationalgeographic.pt/viagens/mosteiros-visitar-neste-natal-portugal_4547


(Mosteiro de S.João de Tarouca | Viseu | Portugal)


#viseu    #tarouca    #serradeleomil    #sãojoãodetarouca    #domafonsohenriques

#batalhadetrancoso    #dompedroafonso    #domdinis    #românico    

#gótico    #barroco

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover