23/03/20

História Arqueologia - A opulenta Casa dos Repuxos da cidade romana de Conímbriga continha este mosaico excepcional, com uma alegoria ao labirinto do minotauro.


Fotografia: Hugo Marques


«O mosaico do Minotauro de Conímbriga

A rica mitologia dos gregos foi adotada em muitos casos pela civilização romana. A opulenta Casa dos Repuxos da cidade romana de Conímbriga continha este mosaico excepcional, com uma alegoria ao labirinto do minotauro.

Na cidade romana de Conímbriga, um espetacular mosaico evoca a mitologia grega e a sua persistência no imaginário da civilização que lhe sucedeu e que expandiu extraordinariamente os limites do controlo territorial na Europa, em África e na Ásia. 

No principado de Augusto, no quadro da criação da província da Lusitânia, a malha urbana desta cidade, implantada na zona centro de Portugal, renovou-se. Teve então início a construção de um conjunto de grandes obras públicas, onde se incluiu o fórum, as termas, o aqueduto e uma muralha com mais de dois quilómetros.

A famosa Casa dos Repuxos, de onde provém o mosaico, foi edificada na época dos imperadores Cláudio e Nero, em meados do séc. I d.C., e remodelada, ganhando o aspeto que atualmente se lhe conhece, na época de Adriano, na primeira metade do século II.

O labirinto do minotauro faz parte de um conjunto notável de mosaicos que decoram o peristilo desta magnífica domus. Descoberta acidentalmente em 1907, só nos anos 1930 foi alvo de uma primeira intervenção arqueológica que a revelou num período recorde de três meses.

O tema do minotauro foi replicado em todo o Império Romano. Este motivo decorativo tinha outros significados para além do embelezamento de uma residência privada. Numa sociedade fortemente simbólica, poderá ter tido a função de proteger a propriedade do mau-olhado. A sua localização numa área íntima da casa e a proximidade do mosaico com a figura de Perseu segurando a cabeça da Medusa reforçam esta hipótese. 

O labirinto representado na Casa dos Repuxos apresenta características muito particulares. Em vez das muralhas com torres, foi emoldurado com uma trança de duas pontas e a cabeça do minotauro ao centro. Na mitologia grega, o minotauro nasceu da relação contranatura mantida por Pasífae, mulher de Minos, com um touro enviado a este rei por Posídon. Da união entre os dois, nasceu o monstro, uma figura humana com cabeça de touro que viria a ser aprisionada num labirinto. No mito, o minotauro foi depois morto por Teseu, filho do rei de Atenas. Munido de um novelo de lã oferecido por Ariadne, filha de Minos, por quem se apaixonou, Teseu encontrou a saída do labirinto.» in https://nationalgeographic.sapo.pt/historia/actualidade/2120-o-mosaico-do-minotauro-de-conimbriga


(Casa dos Repuxos em Conímbriga, Portugal)


(À descoberta das ruínas da Conímbriga Romana - 2012)


(Ruínas de CONIMBRIGA - Coimbra - Portugal)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover