02/03/20

Ambiente e Ecologia - A ilha, entretanto batizada de Ilha a Sif em homenagem à deusa nórdica associada à terra, ficou a descoberto devido ao derretimento dos glaciares à sua volta, de acordo com os cientistas que são citados pela agência Europa Press.



«Derretimento de glaciares põe a descoberto ilha oculta na Antártida

Uma equipa de cientistas da expedição norte-americana PolarTREC descobriu uma ilha que não está nos mapas da Antártida em frente ao glaciar Pine Island.

A ilha, entretanto batizada de Ilha a Sif em homenagem à deusa nórdica associada à terra, ficou a descoberto devido ao derretimento dos glaciares à sua volta, de acordo com os cientistas que são citados pela agência Europa Press.

A equipa norte-americana, que estuda a região, acredita que a ilha e parte da sua massa de gelo que ainda resiste faziam já parte da plataforma de gelo do glaciar Pine Island, uma enorme área de gelo flutuante na Antártida.

Segundo a agência noticiosa espanhola, a descoberta desta ilha oculta é mais uma prova do recuo dos glaciares da Antártida impulsionado pelo aquecimento global.

A ilha tem apenas 350 metros de comprimento e é, na sua grande maioria, feita de granito, segundo análises levadas a cabo pela equipa no local.

“A geologia da Antártida está tão coberta de gelo que, na verdade, não sabemos muito sobre ela”, disse o cientista Jim Marschalek, do Imperial College London, no Reino Unido, que participou na investigação, citado num blogue da expedição.

“Não há outras rochas de afloramento [exposição de uma rocha à superfície da Terra] a 70 quilómetros em nenhuma direção. Por isso, esta foi uma oportunidades especial“, rematou Marschalek.» in https://zap.aeiou.pt/derretimento-glaciares-poe-descoberto-ilha-oculta-na-antartida-311087

Sem comentários:

Enviar um comentário