19/03/20

Política de Saúde - As pessoas que compraram mais papel higiénico do que aquele de que precisavam não deverão precisar de regressar ao supermercado com esse artigo na lista de compras tão cedo.



«Papel higiénico vai voltar às prateleiras mas pode faltar comida, alertam especialistas

As pessoas que compraram mais papel higiénico do que aquele de que precisavam não deverão precisar de regressar ao supermercado com esse artigo na lista de compras tão cedo. Como consequência, as superfícies comerciais terão, em breve, as prateleiras recheadas de papel higiénico e poucos compradores. Quem o diz é Daniel Stanton, especialista em cadeias de abastecimento e autor do livro “Supply Chain Management for Dummies”.

«Todas as lojas terão paletes de papel higiénico nos corredores e ninguém o irá comprar – porque quem precisa de comprar papel higiénico quando se tem quantidade suficiente para um ano à espera na garagem?», explica o especialista em entrevista à CNBC.

No que aos alimentos diz respeito, a história poderá ser outra. Daniel Stanton garante que não estão previstas falhas em produtos essenciais como leite, ovos, queijo, pão ou carne. Porém, determinadas marcas poderão ter dificuldades em reabastecer os supermercados. Por isso, consumidores que gostam muito de um artigo em específico e que nem equacionam a possibilidade de optar por uma marca rival talvez tenham de repensar essa escolha.

E não se trata apenas de marcas: uma fruta em especial, por exemplo, pode deixar de estar disponível, nomeadamente se vier de outro país. O segredo será flexibilidade e adaptação: em vez de arroz, o jantar poderá ter de ser batatas.

Massas ou vinhos italianos e queijos franceses estão entre os artigos que poderão começar a faltar, indica Anantha Iyer, da Krannert School of Management da Purdue University. Além de produtos internacionais, também itens produzidos por pequenos negócios deverão ser impactados.

Olhando para os Estados Unidos da América, Daniel Stanton acrescenta que poderá haver um aspecto positivo nestes constrangimentos. Os produtores e agricultores norte-americanos que têm tido dificuldades ao longos dos últimos anos poderão ser chamados a garantir que as prateleiras de frutas e vegetais, por exemplo, permanecem cheias.» in https://executivedigest.sapo.pt/papel-higienico-vai-voltar-as-prateleiras-mas-pode-faltar-comida-alertam-especialistas/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover